As três faces que nasceram da realização de um sonho de infância de Dra. Clarissa Oliveira
O futuro de Dra. Clarissa Oliveira nunca foi uma grande dúvida, ela sempre soube que seria médica. Ela sonhava em ajudar as pessoas, promovendo uma saúde plena, bem-estar e qualidade de vida para todos. O que ela não sabia era que a realização desse sonho a levaria para outros dois caminhos: a de empreendedora e educadora.
A doutora garante que já tinha a resposta na ponta da língua quando era questionada na infância sobre o que gostaria de ser quando crescesse. Ela queria ser médica e realizou o sonho, além de ter se especializado em anestesiologia, oncologia, genética e bioquímica. “Tenho a percepção que é algo bem próximo a uma missão de vida, além de ser uma vocação descoberta precocemente, minha natureza inquieta e curiosa já me direcionava para este caminho”, conta.
Sabendo da missão de vida de ajudar as pessoas, Dra. Clarissa deixou surgir também o lado empreendedora. Ela criou a Clínica Conceito Saúde e a Conceito Desenvolvimento Humano. A médica trabalha com a medicina integrativa, que é um conceito abrangente de saúde integral. “A Medicina Integrativa permite, por exemplo, individualizar o tratamento do câncer, lançando mão de conceitos avançados da Medicina Translacional, recursos de biologia molecular e da epigenética. Isso permite condutas personalizadas e assertivas nas esferas bioquímicas, biofísicas e farmacológicas”, explicou.
O amor pelo trabalho também fez crescer no coração da médica a vontade de passar o conhecimento para frente. Há 6 anos, ela teve a oportunidade de integrar o grupo de docentes de uma universidade e topou o desafio, se tornando coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Medicina Integrativa. “Já especializei mais de cem alunos e sigo com meu desafio de compartilhar um bom fundamento baseado em pesquisas visando levar esse conhecimento e essa boa prática para mais pessoas”, afirma.
Dentre os excelentes trabalhos da Dra. Clarissa que levaram destaque a cidade de Uberlândia, está o primeiro Congresso Internacional de Medicina Integrativa (CIMI), que foi idealizado por ela, e o livro TAO Oxigênio, no qual ela é co-autora. Os resultados obtidos até aqui só trazem a sensação de que a médica está no caminho certo e deve continuar o trilhando. “Tenho o intenso desejo de escrever uma história diferente sobre a saúde do ser humano. O que realmente me impulsiona são os resultados dos pacientes que já não tinham mais esperança e voltam a trilhar um caminho de dignidade e alívio. Sinto uma profunda alegria de estar no aqui e agora, seguindo esse caminho e com muita esperança no futuro”, finaliza.