Muitas pessoas acabam investindo no rebaixo de forro a fim de ter uma iluminação bonita e bem decorada, mas o fato é que conseguimos trabalhar um teto bonito e iluminado sem a necessidade de um forro. Quando o imóvel já possui a laje por exemplo, eu prefiro investir em outros locais como móveis do que rebaixando o teto, mas sei a dificuldade que muitos tem ao fazer uma iluminação bonita no teto sem o gesso, então separei algumas dicas para te auxiliar.
A primeira dica é o uso da ELETROFITA, gosto de usar ela para puxar o ponto de energia de um local que já existe para criar outros pontos, como por exemplo, um pendente centralizado a mesa. A ELETROFITA é uma fita autocolante com eletricidade, conseguimos comprar por metro, após colar a fita e fazer a ligação dos pontos, é só emassar e pintar que ela fica imperceptível.
Outra opção que gosto se utilizar são os trilhos de spots direcionáveis, podemos instalar ele em um ponto já existente na laje e direcionar a iluminação para onde desejarmos. Outra vantagem é que podemos brincar com os tamanhos e formatos, podendo ser de 1, 2, 3… metros ou formato de L ou fazendo um quadrado por exemplo, conforme a necessidade de iluminação do ambiente.
Ainda sobre os spots, nem sempre precisam ser em trilhos, tem opções individuais, fixas ou direcionáveis, porem cada uma precisa de um ponto para ela que pode ser criado com a ELETROFITA ou em caso de obra, já deixar os pontos previstos na laje. Gosto de utilizar a opção dos fixos em cima de uma bancada por exemplo, e os direcionáveis acho interessante usar para realçar um quadro ou uma obra de arte. Além dos formatos circulares, também tem as opções quadradas, porém sempre opto pelos redondos por uma questão de gosto, acredito que sejam mais delicados.
Outra opção que adoro são os perfis de LED de sobrepor, que deixa o ambiente elegante sem pesar com excesso de informação. Ele pode ser instalado em um ponto já existente e assim como o trilho de spot, ele pode ser de vários tamanhos e com possibilidade de criar formatos em L, U ou quadrado.
As opções mais simples e mais utilizadas são os plafons de sobrepor, ou painel de LED de sobrepor, que podem ser encontrados em diversos formatos e tamanhos como quadrado, redondo e retangular. Além dos mais básicos que encontramos facilmente nas lojas, encontramos opções mais requintadas com design mais slim por exemplo, com cores e acabamentos variados.
Se você deseja um pendente centralizado a mesa e o ponto disponível não se encontra no local desejado, uma opção que já citei anteriormente é o uso da ELETROFITA, mas nem sempre estamos dispostos a ter esse trabalho de amassar e pintar o teto novamente, então você pode apenas deixar o fio aparente deslocando-o com um gancho fixado no teto centralizado com a mesa, que particularmente, acho um charme.
Projeto arquiteto Eduardo Chalabi (Foto Fran Parente/Editora Globo)
E quando não tem nenhum ponto disponível no teto, o que fazer ? Uma opção é usar o ponto de energia da parede, com os fios relocados por ganchos.
Projeto Studio DiDeA (Foto Serena Eller)
E por fim, uma solução mais ousada que demarca muito o teto, mas pode fazer parte de uma decoração única, são o uso dos spots com os fios aparentes.
Projeto escritório Two Design (Foto: André Klotz / Editora Globo)
Viu que é possível ter uma iluminação linda, ousada e sofisticada sem a necessidade do rebaixo do forro? Agora me conta aqui qual das opções você mais gostou.
Espero ter contribuído de alguma forma. Obrigada pela leitura e até a próxima.