Não há quem não goste de receber um elogio, não é mesmo? Ouvir outras pessoas reconhecendo as nossas qualidades e capacidades é incrível. O elogio desencadeia uma série de hormônios do prazer, de satisfação e de alegria que reforça a nossa auto-estima.
Elogiar uma pessoa demonstra cuidado, atenção e faz com que a pessoa se sinta bem, valorizada, motivada e reconhecida. Tanto é que, quando ofertamos palavras positivas, a tendência é que a pessoa se sinta tão bem que faz com que repita aquele ato ou ação e isso faz com que exista um desencadeamento de recompensas do cérebro. Retornos internos positivos, aumentando a sensação de bem estar.
Você já pensou em fazer alguma coisa e de repente surge na memória o pensamento de que quando executou ou fez tal ação anteriormente, teve “aquela” pessoa que te elogiou ou deu o feedback? Isso não é somente quando elogiado, mas também criticado.
Desde pequenos escutamos dos nossos pais (de forma coercitiva): “Não faça isso que tal coisa acontecerá”, ou “Já te avisei que você não deve fazer desta maneira”. Partindo desta fala ou de tantas outras, muitas vezes nós deixamos de fazer algo.
Por outro lado, quando ouvimos um elogio tendenciamos a repeti-lo com entusiasmo. Muitas vezes pelo simples prazer de ouvir novamente. Saber que o outro valoriza o nosso esforço, nosso desempenho nos dá ainda mais motivos para repetir e continuar.
Temos vivido em tempos tão acelerados buscando resolver problemas a todo momento que esquecemos ou passamos desapercebidos elogiar o que o outro fez ou a ajuda que recebemos, em especial no mundo cooporativo. Me lembro de quando era bancária, receber um elogio era raro. Recebia somente quando “batia” uma meta quase impossível, daquelas que ficava para a história. Isso é desmotivador para qualquer funcionário.
O elogio tem o poder de alegrar a vida de uma pessoa. Contribui para a motivação tanto no lado pessoal quanto profissional. Também melhora a autoestima porque mexe internamente com a pessoa; estimula o bom desempenho melhorando os resultados e entrega das pessoas além de favorecer a empatia que nos favorece nas relações.
Precisamos reconhecer e validar as pessoas do nosso convívio. O elogio causa impactos fortes no outro indivíduo e é fundamental em todos os ambientes: na família, no trabalho, nas amizades, nos estudos e em qualquer relação.
Todos nós precisamos nos sentir importante e também precisamos sentir que somos capazes de muitas coisas boas, de bons desempenhos e poder reconhecer isso nos outros é bom e fundamental.
Te convido a refletir sobre este assunto e a se perguntar: você tem elogiado alguém? Tem sido elogiado? Quando foi a última vez que recebeu um elogio?
Pense comigo: da mesma maneira que você gosta de ser elogiado e validado, o outro também!
Não perca qualquer oportunidade de elogiar alguém! Faça hoje, faça AGORA!