Resultado consta da edição 2021 do ranking ‘Desafios da Gestão Municipal’, apresentado pela consultoria Macroplan
As políticas públicas adotadas em Uberlândia pela gestão Odelmo Leão continuam levando a cidade a se destacar nacionalmente. Além de promoverem melhor qualidade de vida para a população, os investimentos em saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento social e saneamento acabam de colocar Uberlândia entre as 20 melhores cidades para se viver no país. A avaliação consta da edição do 2021 do ranking nacional “Desafios da Gestão Municipal” (DGM”), um estudo conduzido pela consultoria Macroplan e que aponta o município na 17ª posição nacional.
“O nosso empenho e compromisso sempre é pelo melhor para a população e para que Uberlândia continue se desenvolvendo. Estamos à frente de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo e Florianópolis. Portanto, quero destacar que esse reconhecimento considera dados de dois anos atrás e que, apesar das dificuldades, muito já avançamos desde então. De qualquer forma, o ranking nos mostra que estamos no caminho certo, ainda que o cenário esteja cada vez mais desafiador, dadas a conjuntura econômica e a realidade da pandemia”, observou o prefeito Odelmo Leão.
Mais segurança, saúde, educação e saneamento
O ranking DGM analisa 15 indicadores para construir um quadro da estruturação dos 100 maiores municípios brasileiros. A base de dados da atual edição se refere aos anos de 2018 e 2019. No desempenho de Uberlândia, a posição nas áreas de Saneamento e Sustentabilidade (15º) e em Saúde (18º) são alguns dos destaques.
Em Saneamento e Sustentabilidade, o ranking atesta que 100% dos domicílios uberlandenses já era abastecidos por água tratada em 2019, com a coleta de resíduos domiciliares e serviço e tratamento de esgoto alcançando quase toda a população no período. Já na Saúde, as políticas desenvolvidas pela administração municipal apresentaram melhorias, como no atendimento de pré-natal e na cobertura por equipes de atenção básica.
No setor de Segurança, o Município reduziu a taxa de mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Na Educação, Uberlândia ficou em primeiro lugar do Brasil em 2019 na matrículas de crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, garantindo o atendimento a 100% do público nessa faixa etária.
Secom
Foto: Marlúcio Ferreira