Gastrite e refluxo são doenças que geralmente estão relacionadas a situações de muito estresse
Em plena pandemia mundial, o mundo todo está focado na prevenção e combate ao Novo Coronavírus. Mas, infelizmente, a vida não para. Outras doenças não têm respeitado este momento delicado e insistem em aparecer, sendo que algumas tem até avançado mais neste período. Vida diferente, horários diferentes, rotina completamente alterada, hábitos diferentes! Estresse e ansiedade elevados, alimentação desequilibrada e redução ou até ausência de atividade física.
A vida de muitas pessoas passando por várias mudanças repentinas e a saúde, consequentemente, também sofre com isso. É o que observamos com as doenças do estômago. Sempre foram muito frequentes, mas neste momento de pandemia, elas estão aumentando e incomodando bem mais. Gastrite e refluxo são doenças que acontecem no estômago e esôfago. Geralmente elas estão relacionadas a quebra do equilíbrio entre a produção de ácido e a sua tolerância a acidez. Causam sintomas como dor no estômago, azia, queimação, gases, cólicas, má digestão, pigarro, tosse seca, sensação de regurgitação e até vômitos.
Estas doenças acontecem mais principalmente em situações de muito estresse e ansiedade, além de situações de abuso alimentar ou abuso de medicações. É justamente por este motivo que elas estão em alta neste momento de pandemia.
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA CONTROLAR ESTAS DOENÇAS
– Procure voltar a sua rotina alimentar. Por mais que o seu dia esteja totalmente diferente, o seu estômago não quer nem saber. Ele já tem seus próprios hábitos, horários, qualidade e quantidades que tolera. Respeite-o!
– Não se deite de barriga cheia, nem de comida e nem de líquidos (até água). Se comeu ou bebeu, espere pelo menos 1 hora antes de deitar na cama ou no sofá.
– Não beba líquidos durante as refeições. Espere pelo menos 30 minutos.
– Evite o excesso de café, bebidas alcóolicas, frituras e gorduras.
– Evite cigarro e refrigerantes.
– Tente equilibrar o seu emocional. Emocional e estômago andam juntos, de mãos dadas. Se um está ruim, o outro estará também.
– Evite abusar de qualquer remédio, principalmente de medicações do grupo dos anti-inflamatórios.
– Se persistir com os sintomas mesmo assim, você precisa consultar seu médico.
– Não se esqueça, exceções não adoecem ninguém, uma rotina errada adoece.
Essa fase vai passar. Faça a sua parte, fique firme. Cuide-se!
Dr. André Silva Alfredo | Formado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); especialista em Clínica Médica pela USP – Ribeirão Preto (SP); especialista em Gastroenterologia pela UFU; especialista em Endoscopia Digestiva e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). É médico gastroenterologista da Clínica Vitis Med Center.
Pingback: Dia Mundial da Atividade Física - Cuidados importantes durante a pandemia | Revista Soberana