Pandemia altera tendências em cosméticos e perfumes

Foto: Divulgação
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Novo ano promete novas fragrâncias de perfumes e cosméticos que remetem ao otimismo, bem-estar e energia 

A pandemia teve um grande impacto não só nas tendências de cores na moda, mas também em cosméticos e perfumaria. O ano de 2022 chegou com a proposta de trazer fragrâncias que remetem a saúde, ao bem-estar, energia e otimismo. Assim, as novas fragrâncias tendem a um resgate do bem-estar e melhoria do estado de humor comprovados, inclusive, por estudos da Neurociência. Fragrâncias mais confortáveis, com notas de musk, por exemplo, trazem a   sensação de abraço, aconchego, doçura no olhar, quando combinadas a notas florais delicadas e madeiras confortáveis como, por exemplo, o sândalo.

Como reflexo do movimento que quebra as barreiras de gênero, e como lidamos com as diferenças, uma das mais fortes tendências em perfumaria são os perfumes sem gênero, também chamados de genderless (unissex). A Provanza lançou em 2019 uma linha de perfumes genderless e compartilháveis, a Linha US. Essa linha de perfumes inspirada nos ícones da moda dos anos de 1963 (US 63), 1965 (US 65) e 1967 (US 67), permite que o consumidor seja livre para escolher fragrâncias que mais lhe agrade sem preconceitos e combina-las de acordo com sua preferência (clima, humor, cor da roupa, etc…).

Em 2022 pode-se esperar um fortalecimento da presença de elementos mais naturais e botânicos com notas de saída mais frescas. O isolamento social intensificou a procura por fragrâncias que nos conectem a natureza, a vida ao ar livre e ao bem-estar.

Com certeza, esses benefícios funcionais das fragrâncias vieram para ficar e, concomitante com o avanço dos estudos no campo da Neurociência e do comportamento emocional, contribuirão para que tenhamos lançamentos de perfumes com benefícios emocionais comprovados.

Outra tendência é a valorização de um ou mais ingredientes do perfume, de forma que a percepção, através do olfato, identifique a presença desses ingredientes em destaque na fragrância. E já que é para falar em tendência, aqui a tendência está na conexão entre as fragrâncias e os ingredientes que o produto comunica no nome, na embalagem e no conceito.

Nada é mais charmoso do que a simplicidade de ser natural, não é mesmo?

Alcina Xavier

Empresária Proprietária da Provanza

 

Revista Soberana

 

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