
A endometriose é um distúrbio neuroinflamatório reprodutivo definido pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina, que é difícil de diagnosticar e tratar. A dor crônica é um sintoma comum, mas as pacientes também apresentam infertilidade, fadiga e sintomas gastrointestinais (GI), incluindo aqueles semelhantes à síndrome do intestino irritável e inchaço abdominal. As opções de tratamento atuais são amplamente limitadas à cirurgia ou a medicamentos supressores hormonais.
Estudo recente publicado em fonte científica de alto impacto revelou que mulheres que modificaram a dieta melhoraram a dor em comparação com aquelas que não a fizeram. As fontes de aconselhamento mais populares que motivaram uma mudança nos hábitos alimentares foram as mídias sociais ou um profissional de saúde. Entre as modificações dietéticas mais populares tentadas, a melhora da dor foi relatada por 53,2%, 45,4%, 45,2% e 43,4% que reduziram álcool, glúten, laticínios e cafeína, respectivamente.

Em conclusão, o estudo demonstrou que uma parcela significativa de mulheres com endometriose buscou alívio para a dor através de modificações dietéticas. Embora a redução ou eliminação de álcool, glúten, laticínios e cafeína tenham se mostrado as estratégias mais populares e com relatos de melhora, a experiência é altamente individual e nenhuma abordagem se mostrou universalmente eficaz.
Isso reforça a complexidade da endometriose, o nosso papel de mídia responsável como fonte de informação baseada em evidências, e a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e personalizada no manejo da doença.
Além disso, o estudo destaca a importância de uma orientação profissional, contrastando com a influência negativa das mídias sociais sem embasamento, para garantir que as escolhas dietéticas sejam seguras e adequadas para cada caso.
Fonte: Hearn-Yeates F, Edgley K, Horne AW, O’Mahony SM, Saunders PTK. JAMA Netw Open, V. 8, N. 3, 2025. DOI:10.1001/jamanetworkopen.2025.3152 Dietary Modification and Supplement Use For Endometriosis Pain
Dra. Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 MG RQE 19701
Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal

