
Os desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo começam na sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, no Sambódromo do Anhembi. A primeira escola a entrar na avenida será a Mocidade Unida da Mooca, representante da Zona Leste da capital.
Para o Carnaval 2026, a escola apresenta o enredo “GÈLÈDÉS – Agbara Obinrin”, que aborda a força da mulher negra a partir de referências da cultura iorubá. O tema é inspirado na sociedade Gèlèdés, ligada à valorização do poder feminino, e será desenvolvido ao longo do desfile por meio de samba-enredo, fantasias e alegorias.
A bateria da Mocidade Unida da Mooca será conduzida por Valeska Reis, rainha de bateria da escola. Ela participa do desfile à frente dos ritmistas, função que envolve acompanhar o andamento da bateria e interagir com o público e com os integrantes da agremiação.
Fundada em 1987, a Mocidade Unida da Mooca integra o Grupo Especial desde 2019. A escola tem como cores oficiais o azul, o vermelho e o amarelo e realiza seus ensaios na região da Mooca, reunindo integrantes da comunidade local e de outros bairros da cidade.
O desfile da Mocidade Unida da Mooca abre a programação da primeira noite de apresentações do Grupo Especial, que segue com outras escolas ao longo do fim de semana no Sambódromo do Anhembi.

