
O verão está associado a um aumento no número de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) devido a fatores comportamentais, como a intensificação das interações sociais e festas, e não diretamente pelo clima quente. O calor e a umidade, no entanto, criam um ambiente propício para infecções fúngicas, como a candidíase, que não é considerada uma IST, mas é comum nesta estação.
As ISTs aumentam no verão devido a relações sexuais desprotegidas e ao maior número de parceiros, especialmente durante feriados e festas como o Carnaval, incluindo o HPV.

Muitas dessas infecções podem ser assintomáticas, o que reforça a importância da prevenção contínua. Mesmo sem sintomas, ISTs podem estar presentes.
Pontos importantes para seu cuidado: Use preservativo, mantenha exames atualizados e procure atendimento ao menor sinal de alteração.
O uso do preservativo em todas as relações sexuais, a vacinação contra o HPV e a realização periódica de exames ginecológicos são pilares fundamentais do cuidado íntimo, principalmente no verão.
Agora, informação e prevenção são as melhores formas de proteção em qualquer estação.

E não se esqueça: Verão + descuido = risco aumentado de ISTs
Preservativo sempre. Vacina em dia. Cuidado contínuo e curta seu verão sem preocupações!
Dra Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 RQE 19701
Ginecologia/Uroginecologia/ Cirurgia vaginal

