Bolsonaro começa a cumprir pena de 27 anos por conspiração para golpe

Ton Molina/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro iniciou nesta terça-feira (25) o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão — imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação no plano golpista de 2022, que visava impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva e manter Bolsonaro no poder.

O ministro Alexandre de Moraes — relator do caso — decidiu transformar a prisão preventiva em prisão definitiva após o trânsito em julgado da condenação, uma vez que a defesa não apresentou novos embargos dentro do prazo.

Bolsonaro está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, em uma cela individual — cerca de 12 m², com cama, armário, mesa, TV, frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo.

A decisão atinge também outros seis condenados: ex-ministros e militares de alta patente envolvidos na trama. Todos tiveram suas penas confirmadas e começarão a cumpri-las.

De acordo com a PF, a prisão foi decretada após Bolsonaro tentar violar sua tornozeleira eletrônica, na última sexta-feira, um ato admitido pelo próprio ex-presidente, que alegou “paranoia” provocada por medicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *