Durante a COP30, a Eletra disponibilizará 40 ônibus elétricos para o transporte oficial das delegações e equipes técnicas. Além disso, a diretora-presidente da empresa, Milena Braga Romano, participará do painel “Descarbonização nos Modos de Transporte”.

Durante a COP30, o maior evento mundial em prol do meio ambiente e da preservação da vida no planeta, a Eletra Industrial será a prova concreta de que a indústria brasileira é plenamente capaz de atender às necessidades urgentes para a implantação de sistemas de transporte de massa sustentáveis em todos os aspectos: ambiental, econômico e social.
De capital e origem integralmente nacionais, a Eletra é líder na produção e venda de ônibus elétricos no país. A empresa também desenvolve soluções que incluem a personalização dos veículos e consultoria para a implantação de sistemas de transporte eletrificado, por meio da EletraConsult.
Segundo dados do E-Bus Radar, de setembro de 2025, a Eletra responde por mais de 65% dos ônibus elétricos em circulação no Brasil. O desempenho coloca a companhia à frente das demais fabricantes do setor e destaca sua relevância na indústria nacional de tecnologia e mobilidade sustentável.
Localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Eletra também será destaque na COP30, em Belém (PA), participando ativamente de diversas ações oficiais. Nessas iniciativas, a empresa pretende demonstrar, na prática, a capacidade da indústria brasileira de atender às demandas internas por transportes mais sustentáveis — e de oferecer soluções a outros países, especialmente aos vizinhos latino-americanos.
Juntamente com a concessionária do BRT Metropolitano de Belém, a Eletra vai atuar no transporte oficial das delegações e equipes técnicas da COP30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Todos os 40 ônibus elétricos em operação no sistema são da marca Eletra.
“Os ônibus elétricos da Eletra, que não emitem poluentes durante a operação e farão o transporte oficial, levarão mensagens que mostram ao mundo a força da indústria brasileira em uma nova era — a era da mobilidade limpa. É a nossa forma de dizer que temos orgulho de ser brasileiros”, afirmou a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano.
Inaugurado em 1º de novembro de 2025, o BRT Metropolitano já mudou para melhor a vida de milhares de pessoas, ao integrar diferentes cidades, reduzir os custos das tarifas em deslocamentos mais longos e oferecer ônibus de maior qualidade.
O BRT da Grande Belém será outra vitrine do Brasil para o mundo durante o evento. O sistema está entre os cases que serão apresentados em mesas de debate e em visitas de delegações de cidades e empresas interessadas em implantar sistemas de transporte por ônibus mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.
Participação no Painel “Descarbonização nos modos de transporte”
Milena Braga Romano é uma das participantes confirmadas da mesa de debates “Descarbonização nos Modos de Transporte”, que será promovida pelo Sistema Transporte na Estação do Desenvolvimento, localizada na Green Zone, espaço coordenado pela CNT, SEST SENAT e ITL, durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025.
O painel será realizado na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, das 14h20 às 15h.
O painel “Descarbonização nos Modos de Transporte” tem como objetivo apresentar soluções que contribuem para a redução de emissões nos diferentes modos de transporte, mapeando avanços tecnológicos e identificando sinergias e ações integradas para diminuir os impactos ambientais.
Também participam do painel: Gabriela Costa, diretora executiva da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados); Rafael Lucchesi, CEO da TUPY/MWM; e Luis Fernando Resano, diretor-executivo da ABAC (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem).

