O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele e as mucosas, sendo transmitido principalmente por contato sexual. Existem mais de 200 tipos de HPV, e alguns deles estão relacionados ao surgimento de verrugas genitais e ao desenvolvimento de cânceres, como o de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A infecção é muito comum, e muitas pessoas podem ter o vírus sem apresentar sintomas, o que facilita sua disseminação.
A principal forma de prevenção é a vacinação, recomendada para meninos e meninas antes do início da vida sexual, geralmente entre 9 e 14 anos, embora também possa ser aplicada em adultos em algumas situações. A vacina foi elaborada por engenharia genética, altamente segura sem a presença de vírus vivo ou atenuado. Portanto, efeitos colaterais podem ser mínimos, geralmente dor ou vermelhidão no local da aplicação, sem reações sistêmicas. Além da vacina, o uso de preservativos durante as relações sexuais reduz o risco de transmissão, embora não elimine completamente a possibilidade de contágio.
Consultas regulares ao ginecologista e a realização do exame de Papanicolau são fundamentais para a detecção precoce de lesões causadas pelo HPV e para a prevenção do câncer de colo do útero.
Fique atenta ao sinais do seu prórprio corpo e às recomendações de vacina do Ministério da Saúde. Vacinação é o caminho para mudar o futuro da sua saúde.
Dra Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170MG RQE 19701
Ginecologia/ Uroginecologia e Cirurgia Vaginal