O uso consciente do anticoncepcional vai muito além da prevenção de uma gravidez não planejada. Ele é um recurso que contribui para o cuidado integral da saúde e liberdade sexual e reprodutiva.
Quando prescrito e acompanhado por um profissional de saúde, pode auxiliar no controle de ciclos menstruais, no alívio de sintomas relacionados a distúrbios hormonais e na promoção de maior autonomia sobre o próprio corpo e escolhas.
Acreditar que o uso de anticoncepcional diminui a libido feminina é limitar muito a plenitude da sexualidade feminina.
Acreditar que uma medicação que promove a liberdade sexual, interfere negativamente no desejo sexual, é dizer para o próprio corpo que um comprimido vale mais que toda a emoção do relacionamento e toda a liguagem e sensibilidade corporal feminina.
De acordo com um posicionamento publicado recentemente pela European Society of Sexual Medicine (ESSM), não há evidências suficientes para elaborar um algoritmo claro para afirmar que a disfunção sexual feminina possa ser induzida por contraceptivos hormonais.
Diante da complexidade da sexualidade feminina, a mesma sociedade especializada aponta para a necessidade de uma avaliação psicológica, sexual e relacional cuidadosa para que o profissional de saúde avalie as eventuais causas de diminuição de desejo sexual em usuárias de contracepção.
A utilização de métodos contraceptivos adequados é um passo fundamental para que cada mulher possa planejar seu futuro, cuidar do presente e viver sua intimidade com confiança e bem-estar.
Isso é sexualidade à flor da pele.
Dra. Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 RQE 19701
Ginecologia/Uroginecologia/Cirurgia Vaginal
Fonte texto: Both S, Lew-Starowicz M, Luria M, Sartorius G, Maseroli E, Tripodi F, Lowenstein L, Nappi RE, Corona G, Reisman Y, Vignozzi L. Hormonal Contraception and Female Sexuality: Position Statements from the European Society of Sexual Medicine (ESSM). J Sex Med. 2019 Nov;16(11):1681-1695. doi: 10.1016/j.jsxm.2019.08.005. Epub 2019 Sep 11. PMID: 31521571.
Fonte imagens: google domínio público.