Programa foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio institucional do Governo Federal e Governo Estadual
O jeito de ser dos mineiros é o tema do programa Simplesmente Minas, apresentado por Celso Machado, que se autodefine como Engenheiro de Histórias. A nova temporada será veiculada pela Band Triângulo e estreia em 1º de agosto, 7h30. São 8 episódios, com entrevistas gravadas em 12 cidades mineiras. Trata-se da quarta edição de um projeto que valoriza a mineiridade e o jeito simples de personagens que vivem e trabalham em cidades e distritos mineiros. O Simplesmente Minas é um projeto cultural viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio institucional dado pelo Governo Federal e Governo Estadual.
Com seu jeito único de contar histórias, Celso apresenta cada personagem com simplicidade, em formato documental, promovendo um resgate da cultura e tradição do povo mineiro. Nessa temporada, foram produzidos oito episódios temáticos, que tratam da culinária, da arte, dos lugares sagrados e históricos, das pessoas que mantêm viva a mineiridade nas cidades do interior.
Histórico do projeto
O Simplesmente Minas teve sua primeira temporada produzida em 2015. Outras duas foram veiculadas em 2018 e 2019. A quarta temporada é resultado de um novo olhar sobre as entrevistas feitas em 2019. “Quando avaliamos nosso acervo, percebemos que ainda era possível produzir novos conteúdos, pois as histórias eram todas muito boas e atemporais”, diz Celso.
As entrevistas do programa Simplesmente Minas foram gravadas em 12 cidades mineiras: Congonhas, Cordisburgo, Curvelo, Frutal, Morro da Garça, Pirapora, Ouro Preto, Sacramento, São João Del Rei, Ritápolis, Uberaba e Uberlândia. A maioria das filmagens aconteceu em 2018 e 2019, mas algumas são anteriores.
Riqueza da cultura mineira
Em cada entrevista, há um encontro com pessoas e causos, como as lendas em torno do caboclo d’água, as águas do rio São Francisco, as histórias de fé em Congonhas, o queijo de Sacramento, a arte em ferro de Curvelo e a fábrica de sinos em Uberaba. São aspectos de Minas que nem sempre são mostrados na mídia, mas que ajudam a tecer a riqueza cultural do Estado.
A veiculação em TV aberta será feita na Band Triângulo. Os episódios ficarão também disponíveis no canal da Close no YouTube, após a veiculação, com legendas, audiodescrição e transcrição em libras.
Apresentação para a comunidade
Como parte da iniciativa para valorização da mineiridade, uma edição síntese do Simplesmente Minas será exibida em quatro cidades onde as entrevistas foram gravadas. Em Corinto, no dia 8 de agosto, às 10h, haverá uma exibição com a presença da equipe do projeto, a ser realizada no Teatro Casa da Cultura (Praça Lucas Alves — N.28, Centro). Vão participar o diretor-geral do programa, Celso Machado, a diretora de pós-produção e arte, Taísa Machado e o produtor Ricardo Batista dos Santos.
Nas cidades de Pirapora, Morro da Garça e Curvelo, haverá transmissão simultânea, via internet, com possibilidade de interação com a equipe. Para as demais cidades onde foram feitas gravações, será disponibilizado o link para quem quiser acompanhar ao vivo.
O objetivo dessas apresentações públicas é interagir com as comunidades locais para demonstrar o valor que as pessoas entrevistadas têm para a manutenção da cultura mineira e da diversidade de manifestações artísticas, culinárias, literárias e musicais de Minas. É também capacitar mais pessoas do interior a fazerem projetos culturais para diversificar e ampliar conhecimento e divulgação das riquezas artísticas do maravilhoso folclore mineiro. “Queremos promover uma troca de experiências sobre o processo de elaboração de projetos culturais, desde a escrita, formação de equipes, execução, até a prestação de contas”, explica Celso Machado, diretor e apresentador do Simplesmente Minas.
No site do programa, serão disponibilizados os contatos dos artistas, restaurantes e lugares visitados, para as pessoas interessadas poderem entrar em contato para aquisição de peças artesanais, visitas ou experiências gastronômicas. Dessa maneira, o programa vai também estimular o turismo e a economia criativa nessas cidades.
Ficha Técnica
O programa é apresentado por Celso Machado e tem uma equipe diversificada:
Direção-geral e de conteúdo: Celso Machado
Direção de pós-produção e arte: Taisa Ferreira Machado
Coordenadora: Rosilei Machado
Produtora Executiva: Ady Torres
Trilha sonora: Arnaldo Freitas e João Araújo
Pesquisa e produção: Ricardo Batista dos Santos
Jornalista, editora/montadora e roteirista: Adriana Sousa
Editor finalizador: Danilo Vieira
Editor montador: Artur Gonçalves Garcia
Pesquisa no acervo: Gilberto Azevedo
Reformulação e manutenção site: Fernando Farias, Felipe Gomes
Reformulação da Identidade Visual da Série: Gilberto Gildo de Oliveira
Criação de Arte da Comunicação: Carmen Therezinha Pereira
Intérprete/ tradutor de Libras e Audiodescrição: Priscila Gadêlha da Silva
Realização: Close Comunicação Ltda
Música Tema: “Em mim nas Gerais”, com letra de Celso Machado, arranjos de João
Araújo e Rodrigo Faleiros