
O brasileiro está cada vez mais consciente da importância de proteger e planejar suas finanças. É o que aponta uma pesquisa recente do Google: 53% dos consumidores no país pretendem contratar algum serviço financeiro ainda em 2025. O estudo, que entrevistou 2.924 pessoas, revela que os seguros seguem na liderança da intenção de contratação (68%), mas consórcios (45%) e assessoria de investimentos (40%) vêm ganhando espaço de forma expressiva.
A crescente busca por produtos financeiros está diretamente ligada à instabilidade econômica, segundo avalia Claudiner Sanches Júnior, assessor de investimentos da WFlow.
“Com a alta da inflação e os juros elevados, os brasileiros têm procurado alternativas que garantam melhor rentabilidade ou formas acessíveis de aquisição de bens, como os consórcios. A preocupação com a aposentadoria, a educação dos filhos e a realização de sonhos também impulsiona a demanda por estratégias de investimento mais estruturadas e consultorias especializadas”, destaca.
Acesso à informação empodera o investidor
Outro fator que impulsiona esse movimento é a facilidade de acesso a conteúdos sobre educação financeira. Com especialistas ajudando a traduzir conceitos técnicos da economia, o consumidor se sente mais confiante para tomar decisões.
“Hoje, mais pessoas entendem os fundamentos dos investimentos, os tipos de risco e as diferentes estratégias, o que aumenta a segurança para buscar aconselhamento profissional. O acesso à informação empodera o investidor e o estimula a explorar produtos mais sofisticados com o suporte de quem entende do mercado”, complementa Sanches.
A pesquisa do Google reforça essa tendência:
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Entre os consumidores de consórcios, os principais fatores que influenciam a contratação são a busca por segurança (73%) e formas de pagamento flexíveis (70%).
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Já entre os que buscam assessoria de investimentos, os destaques são segurança (78%) e acessibilidade da informação (66%).
Consórcio como alternativa ao financiamento tradicional
Em tempos de crédito caro, o consórcio tem se destacado como uma alternativa mais econômica para realizar metas importantes, como a compra de imóveis ou veículos.
“Os consórcios permitem adquirir bens por meio de parcelas mensais, facilitando o planejamento financeiro sem a necessidade de um alto desembolso inicial. Além disso, costumam ter taxas mais baixas que financiamentos convencionais, o que torna o custo total mais acessível ao longo do tempo”, explica Sanches.
Planejamento financeiro sob medida
A escolha do produto ideal depende de diversos fatores, como objetivos de curto e longo prazos, perfil de risco e capacidade de investimento.
“Não existe produto certo ou errado. Tudo depende do momento de vida de cada pessoa. Um planejamento financeiro eficaz leva em conta a realidade individual, os objetivos e uma avaliação criteriosa das opções disponíveis”, afirma o especialista.
É nesse cenário que cresce também o interesse por assessoria de investimentos personalizada, que oferece acompanhamento contínuo e permite ajustes estratégicos conforme mudanças no mercado ou nas metas pessoais.
“Ter um profissional cuidando da carteira de investimentos representa uma economia de tempo e oferece tranquilidade. Isso evita decisões impulsivas, erros comuns e exposições a riscos desnecessários. O cliente ganha mais segurança para focar em outras áreas da vida”, ressalta Sanches.
Segurança é prioridade absoluta
Independentemente do tipo de produto, a segurança financeira aparece como o fator mais decisivo para o consumidor brasileiro. Por isso, os seguros ocupam o primeiro lugar entre as intenções de contratação em 2025.
Mais do que um diferencial, a segurança tornou-se um critério inegociável. Os consumidores priorizam serviços financeiros que:
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Tenham regulação rigorosa;
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Sejam conduzidos com gestão transparente;
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Apresentem comunicação clara nos termos e condições;
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E, acima de tudo, sejam oferecidos por instituições comprometidas com ética e integridade

