O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, iniciou nesta quarta-feira (25) uma força-tarefa voltada à Atualização de Rebanhos 2025. A ação, que oferece atendimento presencial aos produtores rurais, segue em andamento nos dias 26, 27 e 30 de junho. O objetivo é ampliar o acesso ao serviço e garantir que os produtores cumpram a obrigatoriedade dentro do prazo, que se encerra no dia 30.
Os atendimentos estão sendo realizados na sede do Sindicato Rural de Uberlândia, localizada na Avenida Juracy Junqueira de Rezende, nº 100, no Bairro Pampulha, em dois turnos: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
A iniciativa visa facilitar o cumprimento da atualização cadastral pelos produtores, etapa fundamental para manter o rigoroso controle sanitário que garantiu a Minas Gerais o status internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Entre as diversas etapas desse processo, a Atualização de Rebanhos se destaca como a principal para assegurar a saúde dos animais e proteger a cadeia produtiva agropecuária.
Segundo o coordenador regional do IMA em Uberlândia, Rodrigo da Silva Carvalho, em entrevista exclusiva à Revista Soberana, a atualização anual dos dados é indispensável para a eficiência do sistema de defesa agropecuária. “Quanto mais corretas forem as informações fornecidas pelos produtores, mais rápidas e eficazes serão as ações de prevenção e controle de doenças. Isso fortalece a resposta do Estado diante de emergências sanitárias”, explica.
O procedimento, que ocorre uma vez ao ano, é obrigatório para todos os produtores rurais de Minas Gerais e deve ser realizado entre os dias 1º de maio e 30 de junho. Devem ser informadas espécies como bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, ovinos, caprinos, suínos, aves, abelhas e animais aquáticos, incluindo peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios e répteis.
Além de garantir a segurança sanitária dos rebanhos, a atualização é indispensável para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para a movimentação legal dos animais.
Apesar de o processo também poder ser feito online — pelo Portal do Produtor Rural — muitos ainda têm dúvidas sobre os documentos exigidos. “A principal orientação é que o produtor apresente um documento com foto. Também oferecemos canais de suporte para auxiliar no preenchimento dos formulários”, ressalta o coordenador.
A ação foi deliberada em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e conta com o apoio da equipe de Educação Sanitária do IMA.
Serviço:
-
Evento: Atualização de Rebanhos 2025
-
Datas: 26, 27 e 30 de junho
-
Horários: das 08h às 11h30 e das 13h às 17h
-
Local: Sindicato Rural de Uberlândia
-
Endereço: Av. Juracy Junqueira de Rezende, nº 100 – Bairro Pampulha
Canais de atendimento do IMA em Uberlândia:
-
WhatsApp (somente mensagens): (34) 3226-6218
-
Portal do Produtor Rural: www.ima.mg.gov.br
Fonte/créditos: Gustavo Lazzarini