Grupontapé oferece oficina gratuita de radionovela e abre vagas para público de todo o Brasil

A oficina foi adaptada e ministrada presencialmente em 2024 – Crédito: Grupontapé/ Arquivo

As radionovelas, que marcaram a “Era de Ouro do Rádio” no Brasil, nas décadas de 1940 e 1950, serão tema da próxima atividade promovida pelo Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia-MG: a oficina “Radionovela – Expressão Imaginativa da Voz”, que será realizada entre os dias de 7 e 11 de julho, em formato on-line.

As inscrições já estão abertas e terminam na próxima quarta-feira (2), e podem ser feitas por meio do link disponível no perfil @grupontape, no Instagram.  São 30 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição e confirmação.

O conteúdo parte da experiência do Grupontapé com a produção da radionovela Alma Ferida que tem texto de Magda Santos. Lançada em 2010 e transmitida pela Rádio Educadora de Uberlândia, a obra, também disponível no YouTube do grupo, serviu como base para a metodologia aplicada na oficina.

Desde sua primeira versão, a oficina tem percorrido diferentes territórios e formatos. Em 2021, teve edição on-line, atendendo participantes de diversos estados. Em 2024, foi realizada a primeira versão presencial em Uberlândia, reunindo participantes de

Agora, a oficina volta ao formato on-line, com o objetivo de democratizar novamente a participação de pessoas de qualquer lugar do Brasil.

“As radionovelas são atemporais. Elas evocam emoções, despertam a imaginação e mantêm viva uma parte importante da história da comunicação brasileira. E, além disso, são uma ferramenta potente para quem deseja desenvolver sua expressão, seja profissionalmente ou por puro prazer”, afirma a atriz e oficineira do projeto, Kátia Lou, co-fundadora do Grupontapé.

O projeto “A CULTURA E O AMANHÃ – CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO” é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tendo sido selecionado na “Chamada Instituto Cultural Vale 2022”, que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal.

A iniciativa também conta com o apoio de importantes parceiros: Terminal XXXIX de Santos S.A., Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda, Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas, Usina Uberaba S/A, Maqnelson Agrícola Ltda, Nativa Agronegócios & Representações Ltda e TS Tech Brasil Ltda.

A obra
A obra, ambientada nos anos 1950, segue os passos de Carmem Laurence, uma atriz que, após um desgosto amoroso, busca recomeçar a vida. Com humor, emoção e todos os elementos do melodrama clássico — vozes, efeitos sonoros e trilhas —, a produção foi o ponto de partida para que o grupo transformasse essa vivência em uma metodologia de ensino sobre expressão vocal, criação artística e dramaturgia sonora.

Para quem é?
A oficina é destinada a todos os interessados e a profissionais, de qualquer lugar do Brasil, maiores de 18 anos, que utilizam da sua expressão vocal em seu trabalho e/ou trabalha e ensina em grupos que utilizam da voz para suas atividades, sendo eles: professores (as), educadores (as), gestores (as) e condutores (as) de grupos pedagógicos e/ou artísticos, artistas e interessados no tema do uso da voz.

“É uma excelente oportunidade tanto para quem atua profissionalmente com a voz — como professores, artistas, comunicadores, podcasters e facilitadores —, quanto para quem tem interesse, curiosidade ou mesmo afeto pela linguagem das radionovelas, pela contação de histórias e pela arte sonora”, sugere Katia Lou.

O conteúdo combina teoria e prática. São abordados temas como a história das radionovelas, técnicas de respiração, dicção, criação de personagens, estrutura de cenas e uso expressivo da voz.

As aulas serão on-line, com atividades síncronas e assíncronas. Recomenda-se que os participantes organizem um ambiente silencioso para acompanhar os encontros.

Quem participar de, no mínimo, 70% das atividades recebe certificado.

Serviço:

O quê: Oficina “Radionovela – Expressão Imaginativa da Voz”
Realização: Grupontapé; Escola Livre do Grupontapé; Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, União e Reconstrução
Quando: 7 a 11 de julho, das 19h às 22h (aulas on-line – síncronas e assíncronas)
Inscrições: Até 2 de julho, pelo link disponível no Instagram @grupontape
Vagas: 30 (com confirmação obrigatória após inscrição)
Certificado: 70% de participação mínima

1 thoughts on “Grupontapé oferece oficina gratuita de radionovela e abre vagas para público de todo o Brasil

  1. Janaina borges says:

    Consta informações que um bilionário cidadão de Uberlândia de nome Flávio sillva ,conhecido por Sillva Caipira ,que vive atualmente em Nova York ,este cidadão um dos maiores investidores em em nível mundial em criptomoedas bitcoin,vai investir em Uberlândia R$45 milhões na cultura, um mega projeto aguardado por todo meio artístico,cultural da cidade, inclusive fala em construir um novo teatro com uma mega estrutura na cidade.Segundo consta o mesmo um grande colecionador de obras de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *