O tradicional concurso gastronômico Comida di Buteco vem se consolidando não apenas como uma celebração da culinária de raiz, mas também como um importante impulsionador da economia local, contribuindo diretamente para o aumento do movimento e da receita dos bares participantes. Empreendedores de bares e restaurantes, como os proprietários Simone e José Carlos (Carlinho), do Bar do Carlinho, vivenciam de perto os benefícios dessa circulação de mais clientes nos estabelecimentos.
O concurso é um divisor de águas no mês de abril. Carlinhos conta como mudou de quando começou a participar no evento em relação a 2025. “É difícil explicar como trabalhávamos antes do Comida di Buteco e depois. A diferença está em tudo: no atendimento, nas porções e no reconhecimento. Antes, éramos só eu e minha esposa, depois nossas filhas começaram a ajudar. Hoje, nos dias de pico, precisamos trabalhar com sete ou oito pessoas para dar conta da demanda”, comenta José Carlos, que, mesmo com dificuldades de encontrar mão de obra qualificada neste ano, se prepara para fazer mais uma grande diferença na edição do concurso.
A crescente demanda por petiscos e bebidas durante o evento reflete diretamente no comércio de insumos e no aumento do volume de vendas. No Bar do Carlinho, por exemplo, a média de aumento no faturamento gira em torno de 25% a 30%. Isso se reflete também no consumo de ingredientes específicos para a preparação dos petiscos, como carne de lagarto para carne serenada, nata, queijo coalho e
massa de pastel, cujas compras aumentaram em até 80% para atender à demanda do concurso.
Quem também sente o resultado transformador do concurso é o Major Espetaria Bar, localizado no bairro Santa Mônica, em Uberlândia, que participa pela segunda vez do Comida di Buteco. Segundo o proprietário, Lucas Mendes Gomes, o movimento no bar cresce cerca de 20% durante o concurso. Para esta edição, ele aposta em um bolinho de cupim empanado acompanhado de maionese de alho. “O cupim é assado por cerca de seis horas na churrasqueira até atingir o ponto ideal para ser desfiado e transformado no petisco”, explica. A inspiração veio ainda na pandemia, quando Lucas buscava se reinventar com uma receita marcante e cheia de sabor. “A carne é tão macia que dá pra cortar com a colher”, diz.
Thiago Ferreira Rodrigues, sócio no Bar do Baroa, participante há oito anos do Comida di Buteco, também compartilha da mesma visão sobre o impacto do evento. Ele afirma que o concurso proporciona visibilidade, atraindo novos clientes a cada edição. “A visibilidade que o Comida di Buteco nos dá é incrível. Novos clientes chegam, e uma boa parte deles se torna frequentador regular, criando um movimento mais consistente e nos permitindo fazer melhorias, como a recente instalação de placas solares e modernização dos equipamentos da cozinha”, destaca.
Com uma equipe de 30 funcionários, Betão, que tem um bar na Av. João Pinheiro, revela que a maior dificuldade é a contratação de mão de obra, já que há vagas disponíveis, mas não o número suficiente de candidatos qualificados.
Betão, do Bar do Betão, também se beneficia com o aumento de vendas durante o concurso. Ele destaca que, além da grande movimentação de clientes, o consumo de petiscos aumenta substancialmente, o que impulsiona ainda mais os negócios. “Esse aumento de consumo de petiscos e bebidas é um reflexo direto do evento. Nossa expectativa para o concurso deste ano é vender 80 caixas de cerveja e que o consumo do petisco concorrente no bar pode aumentar em até 80%”, afirma.
De acordo com Maria Eulália Araújo, fundadora e diretora institucional do Comida di Buteco, o concurso, além de ser uma festa gastronômica de sucesso, tem se mostrado um potente motor de crescimento para os bares e restaurantes locais, além de gerar um movimento considerável no comércio de insumos para a produção de petiscos típicos. “O impacto positivo do evento vai além da visibilidade e das vendas temporárias, pois proporciona um crescimento sustentável, com investimentos em infraestrutura e geração de contratação de mão de obra. Para os donos de bares, o concurso é uma excelente oportunidade de consolidar sua marca e fidelizar ainda mais clientes, contribuindo para o fortalecimento do comércio local”, disse.