Ana Clara Guerra traz a beleza e a emoção do Violão Brasileiro em recital gratuito

Apresentações acontecem no Triângulo Mineiro entre o mês de abril e maio.

O violão é um instrumento popular em muitas culturas. No Brasil, é um instrumento especial na cultura popular. A música brasileira são muitas, e o violão passa por quase todas elas. Não apenas, na música de concerto, alguns dos grandes nomes dedicaram parte expressiva de sua obra para o instrumento, como Heitor Villa-Lobos, por exemplo. É um instrumento que nos cativa. Quem não tem um familiar ou amigo próximo que tem um violão em casa, que toca este instrumento tão especial?

Uberlândia é afortunada por ter grandes talentos que merecem os grandes palcos e maior visibilidade, temos que ressaltar o talento e proporcionar que ele seja admirado por todos, independente de classe social, afinal o que é bom merece os holofotes e o carinho do público.

Ana Clara Guerra é uma dessas estrelas que brilham e estão prontas para ganhar o mundo. De uma família musical, morava em uma casa que já tinha instrumentos e na infância, ela já brincava com violão, instrumento que veio a se dedicar, tornando-se solista do repertório de Violão Brasileiro.

O encanto pela música a fez buscar o Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli no começo da adolescência. Curiosamente, ela não queria o violão, em um primeiro momento, pensou em contrabaixo, algo que chamava mais a atenção na época.

Contudo, por ser o violão o instrumento que tinha em casa, acabou optando pelo mesmo, o que rendeu muitos frutos quando a violonista se apaixonou pelo repertório da música brasileira. Desde muito nova, a jovem artista era curiosa, buscava referências e nomes que a inspiravam na sua trajetória musical.

Estudiosa, não demorou muito para ingressar na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde fez Graduação e Mestrado. Naquele ambiente, desenvolveu projetos, grandes parcerias e foi construindo a sua carreira e ganhando muito destaque. A instrumentista também passa os ensinamentos adquiridos, atuando como professora.

Ana Clara ganhou destaque ao atuar na prática da música de câmara, expressão que passou a ser usada no século XVII para se referir a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes que historicamente, acomodavam-se nas câmaras de um palácio ou aposentos de casas para realizar apresentações.

A artista atuou em diversas formações, em especial em duos, pesquisando e fomentando o repertório brasileiro e latino-americano, tendo se apresentado em diversas cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e, no ano de 2022, representou o Brasil no FIMU de Belfort, na França. Atua também em formações solo, quarteto instrumental de música brasileira, rodas de choro, acompanhando cantores e cantoras e outros instrumentistas. Ana é uma das compositoras da música “Piruá”, junto às artistas Isa Pimenta e Laila Policarpo, também de Uberlândia, dentre tantas outras colaborações.

Com inúmeras referências que vão desde a música popular brasileira (MPB), a música instrumental latina e passando pelos grandes concertos clássicos na Europa, a artista consolida uma carreira voltada à diversidade e às inúmeras possibilidades que a música oferece.

No ano passado, Ana Clara Guerra lançou e divulgou o álbum Novos Ventos. Com 8 faixas inéditas, incluindo composições de sua autoria e de parceiros de longa data, os violonistas João Camarero, Alessandro Penezzi, Lucas Telles e Daniel Lovisi, o álbum celebra o Violão Brasileiro, trazendo um recorte da produção de novas obras deste repertório.

Um álbum que devemos sentar, escutar e sentir. Este mesmo projeto irá ganhar novas apresentações no final deste mês e no mês de maio. Dia 22 e 23 de abril, em Uberlândia. O primeiro recital acontece, às 18h, no Bloco 3M da Universidade Federal de Uberlândia, na Sala Camargo Guarnieri. No dia Seguinte, a performance acontece no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, às 19h, no Salão Sebastião Vitorino. Já no dia 14 de maio, a artista irá se apresentar no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, também às 19h. Todas as apresentações serão abertas ao público.

Este projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo a Cultura Aldir Blanc (PNAB) – EDITAL SMCT No 15/2024 da cidade de Uberlândia”.

Ana Clara Guerra teve o seu talento reconhecido e aplaudido em diversas premiações.

22º Prêmio BDGM Instrumental – 2023
Prêmio Funarte XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea – 2023
9º Prêmio da Música das Minas Gerais – 2022
Concurso Sons da Cidade – 2021
Jovem Instrumentista BDMG – 2020

 

Serviço
Artista: Ana Clara Guerra
Show: Novos Ventos

Cidade Uberlândia
Quando: 22 e 23 de abril
Onde: Dia 22 (Bloco 3M Universidade Federal de Uberlândia) Dia 23 (Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli)
Hora: Dia 22 (18h) Dia 23 (19h)
Entrada: gratuita

Uberaba
Quando: 14 de maio
Onde: Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi
Horário:19h
Entrada: gratuita

Redes Sociais
Spotify
Youtube
Insta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *