Metas SMART: já ouviu falar?

Com o passar do tempo você já deve ter percebido o quanto é importante fazermos o nosso planejamento de vida e profissional. Estabelecer metas é em síntese ter esperança em algo que possa ser conquistado no futuro. O que também não é uma tarefa simples. Vou explicar melhor.

Quando “paramos” para estabelecer um objetivo, temos que inicialmente analisar o momento e tudo o que temos naquele momento. Analisar o que almejamos, o que falta ou o que pode ser acrescentado e ainda: o que precisamos. É dizer “quero mais”, “quero conquistar mais”, “quero avançar”. Metas nada mais é do que um estado desejado.

Fazer uma viajem, adquirir um carro, um imóvel, montar um negócio próprio são exemplos de metas criadas por algumas pessoas, mas que necessitam de estratégias para serem alcançadas.

Você já ouviu falar em metas SMART? O conceito foi introduzido por George T. Doran em 1980, e trata-se de um método para definir objetivos de forma eficaz, objetiva e inteligente, usando os seguintes critérios: S: Specif (específico), M: Measurable (mensurável), A: Attainable (atingível), R: Relevant (relevante), T: Time Based (ter um prazo).

Fonte: https://lyncas.net/blog/meta-smart-metodo-para-definir-metas-que-funcionem/

Nesse sentido, o método busca estabelecer prazos específicos, estabelecer indicadores para mensurar os resultados que vão sendo alcançados até chegar à meta.

Geralmente a meta SMART são muito utilizadas nas empresas. Com base nestes critérios acima citados, as corporações definem seus objetivos e meios de alcança-las. Exemplificando:

– Abrir 2 filiais da empresa. Sendo 1 em Uberaba até junho e a segunda em Belo horizonte até dezembro do mesmo ano.

– Contratar 10 novos colaboradores para as vendas de maio, dia das mães.

– Aumentar 25% das vendas nos produtos de perfumaria.

Percebe que essas metas são claras, específicas, com prazos e possíveis de serem atingidas? Então, tem-se congruência. Da mesma maneira são as nossas metas particulares. Precisam estar dentro das possibilidades de serem alcançadas.

Agora me diga, o ano iniciou e junto renova-se as esperanças de um ano com mais esperanças e realizações. Você já fez o seu planejamento pessoal e profissional? Se ainda não fez, sugiro fazer o planejamento por áreas, dividindo por objetivos a curto, médio e longo prazo.

Espero que este conteúdo te auxilie e contribua com seu sucesso neste ano. Saber onde quer chegar é fundamental. Que seja um ano de muitas realizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *