Unimed Uberlândia alcança nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da ANS

A cooperativa médica da cidade está entre as 18 operadoras de saúde do Brasil que receberam a nota máxima da ANS

A Unimed Uberlândia obteve a nota máxima (1,00) no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024, ano-base 2023, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No Brasil, apenas 18 operadoras de saúde estão neste patamar. Em Minas Gerais, do Sistema Unimed, apenas a da capital Belo Horizonte e a Unimed Uberlândia foram classificadas com a nota 1,00. Das operadoras médico-hospitalares que obtiveram a nota máxima, 16 são cooperativas do Sistema Unimed, o que representa 89% do total. A conquista consolida a retomada da cooperativa ao posto mais alto do índice, haja vista que em 2023, com ano base 2022, a Unimed Uberlândia havia recebido nota 0,8.

A avaliação reafirma o compromisso da cooperativa com a excelência na prestação de serviços de saúde aos mais de 140 mil beneficiários. Na opinião de Francisco Tavares, CEO da Unimed Uberlândia, este reconhecimento está amplamente relacionado ao modelo de governança adotado pela cooperativa em 2019. “Os últimos anos têm sido marcantes para a história da Unimed Uberlândia. Desde a implementação do novo modelo de governança em 2019, passamos por uma transformação significativa, tanto em nossos resultados econômico-financeiros quanto na qualidade assistencial que oferecemos. Isso se reflete diretamente no nosso desempenho no IDSS, onde temos mantido uma posição de destaque entre as melhores operadoras do Brasil nos últimos cinco ciclos consecutivos”, afirmou Tavares.

No ano anterior, a Unimed Uberlândia esteve bem próxima da nota máxima no IDSS, apenas por uma questão de prazo de corte da publicação da ANS em relação à sua acreditação como operadora. “Hoje, somos uma das seis operadoras certificadas em Atenção Primária e registramos um crescimento expressivo de mais de 50 mil vidas desde 2021, o que equivale a cerca de 50% de expansão. Além disso, temos assegurado nossa sustentabilidade e elevado continuamente os padrões de atendimento aos nossos beneficiários”, revelou. Ver o Sistema Unimed e as cooperativas médicas como um todo se destacando nesse ciclo do IDSS é motivo de grande satisfação”, concluiu Francisco Tavares.

Esse desempenho consolida a liderança do Sistema Unimed na saúde suplementar brasileira. De acordo com Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, “esse resultado é reflexo do foco na qualidade assistencial e na inovação. Nossas cooperativas, mais uma vez, se destacam como referência no setor”.

O IDSS é a principal métrica de avaliação do setor de saúde suplementar no Brasil, elaborado anualmente pela ANS. O índice considera quatro dimensões fundamentais:

  • Qualidade em Atenção à Saúde: análise dos serviços e do atendimento ao beneficiário. Trata-se da avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
  • Garantia de Acesso: avaliação do acesso a serviços de saúde. Aqui são avaliadas as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
  • Sustentabilidade no Mercado: foco na perenidade e equilíbrio financeiro da operadora. Este quesito refere-se ao monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
  • Gestão de Processos e Regulação: avaliação da organização e conformidade com normas regulatórias.  Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *