25 de Novembro – Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher

O dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher é comemorado em 25 de novembro. Este dia foi escolhido em função de duas mulheres que foram torturadas e assassinadas em 1960 na República Dominicana, as irmãs Maria Teresa e Minerva Maribal.

Instituída pela ONU, busca-se conscientizar governos e sociedade pela erradicação contra qualquer tipo de violência contra à mulher.

Essa data impulsiona a reflexão dos números alarmantes da violência contra as mulheres no mundo e no Brasil e o que tem sido feito para combater o problema.

Conforme site da cnnbrasil, “Um levantamento obtido pela CNN aponta que foram documentadas 380.735 ações judiciais entre janeiro e maio deste ano no Brasil. Os números são do Datajud, a base de dados do CNJ. Isso equivale a média superior a 2,5 mil novas ações judiciais por dia em todo o país.

Os novos processos pesquisados são referentes aos crimes de violência doméstica contra a mulher, estupro e feminicídio.

Foram 318.514 de violência doméstica, 56.958 de estupro e 5.263 de feminicídio em apenas cinco meses.

Até o mês de abril, as ações envolvendo violência doméstica somavam 178.379. Isso significa que, em apenas um mês, o número de processos referentes a este crime aumentou em 78,5%.

Dados como esses acima, demonstram as altas evidenciadas apenas neste último ano, em nosso país que apesar ao combate a este tipo de violência, estamos ainda longe de resolvê-lo.

No entanto, cabe reforçar o quanto ainda a maioria das mulheres não denunciam. As informações não chegam até as autoridades. Sabemos que muitas não fazem por constrangimentos, normalização das situações de agressividade dentro de suas famílias, mas ainda assim é importante e necessário fazer a denúncia.

No nosso país, as mulheres podem fazer a ligação para o número 180 ( Central de Atendimento à mulher) e fazer denúncias, buscar informações sobre procedimentos a serem tomados e demais orientações sobre a condução de assuntos relacionados à violência doméstica e familiar. A ligação é gratuita, funciona 24h todos os dias da semana.

Lembre-se, relacionamentos saudáveis não geram dúvidas. Fique alerta mulher quando perceber algo diferente na sua convivência amorosa. No início de um relacionamento é mesmo difícil de perceber, que ele é abusivo, mas fique atenta quando algo te incomoda,  te desrespeita. Procure resolver o quanto antes e se não conseguir, procure ajuda profissional.

O melhor caminho ainda é a prevenção. Combater a violência contra a mulher é uma questão humanitária urgente e um dos maiores desafios da nossa sociedade brasileira. Faça sua parte. Contribua!

Fonte: https://sitraemg.org.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *