Neste ano, o tema é ‘Fé, Justiça e Resistência’; com atividades no Centro Municipal de Cultura e Parque do Sabiá
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Câmara Municipal de Uberlândia sediou na noite de sexta-feira, 8 de novembro, a abertura do 26º Congresso das Tradições de Matriz African, com cerimônia de homenagens e apresentação cultural no plenário Homero Santos. O tema deste ano é “Fé, Justiça e Resistência” e coloca em foco o enfrentamento ao racismo religioso, além de se juntar à luta antirracista e valorizar a cultura e a herança da população negra- assuntos em destaque durante o mês em que se comemora o Feriado Nacional do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
A programação é feita em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e a Casa Assistencial Pai Joaquim de Angola (Capaja) e termina no domingo, dia 10.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Vereador Gilberto Rezende (MDB) e a secretária Mônica Debs, ao lado da veredora Gilvan Masferrer (PSB) e do vereador eleito, Jair Ferraz (PP) que representou o presidente Zezinho Mendonça e a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, ambos também do PP.
No sábado, dia 9, a programação prosseguiu das 9h às 18h30 no Centro Municipal de Cultura (antigo Fórum no Centro da cidade), com show, feira e palestras ministradas por especialistas. No domingo (10), o encerramento acontecerá pela manhã no Parque do Sabiá, com entrada pelo bairro Tibery: às 9h início as inscrições para a 3ª Caminhada do Axé, que acontecerá logo na sequência e antecede uma apresentação cultural prevista para as 10h30.