‘ComSertão Mineiro’ traz para Uberlândia clássicos de Tião Carreiro a Jota Quest na Viola Caipira

Espetáculo acontece no dia 10 de novembro na Acrópole; ingresso pode ser trocado por 1 litro de leite longa vida.

Minas Gerais é um estado com uma cultura rica, diversa e imensa, assim como suas dimensões territoriais. Entre suas grandes tradições artísticas, destacam-se as canções moldadas na viola caipira, que narram e celebram a história de um povo trabalhador, alegre e acolhedor. Para homenagear essa cultura, Uberlândia recebe no domingo, 10 de novembro, o espetáculo “ComSertão Mineiro”, a partir das 19h, no palco da Acrópole. Os ingressos poderão ser trocados por 1 litro de leite longa vida a partir das 17h no local.

O repertório será interpretado pela Orquestra Viola das Gerais, de Uberlândia, apresentando uma mistura de clássicos da música caipira, sertaneja, MPB, pop e canções de domínio público, todas compostas ou adaptadas por artistas mineiros. Haverá participação de violeiros convidados e dos grupos femininos de catira Raízes do Sertão e Solas de Ouro.

O espetáculo foi idealizado por Tarcísio Manuvéi, produtor e músico mineiro que dedica sua vida à preservação da memória dos grandes ícones das raízes culturais mineiras, ao mesmo tempo em que valoriza compositores contemporâneos.

“Nesse formato de show, conseguimos mostrar a versatilidade da viola caipira em diferentes contextos musicais e apresentar ao público composições bem representativas da MPB e merecedoras de melhor reconhecimento”, comenta Manuvéi.

A Orquestra Viola das Gerais contará com a presença de violeiros renomados e da nova geração atuantes em Uberlândia, como Luiz Mazza, Bruno Takashy, Felipe Resende, Erick Viola, Carlos Eduardo, Marco Tullyo além das violeiras Ana Eliza, Larissa e Helena, do próprio Tarcísio Manuvéi e dos músicos Odelmo Andrade (violão), Paulo Cezar (contrabaixo) e Cajuzinho (bateria).

O espetáculo também receberá convidados de outras localidades, como o violeiro Gerson Curió, de São Paulo, e Márcio Pimenta, de São Gotardo.

No palco também serão apresentadas performances de Catira, uma dança tradicional que, junto com a viola, será executada exclusivamente por mulheres dos grupos mineiros Raízes do Sertão e Solas de Ouro.

Como contrapartida social do projeto, foram oferecidas oficinas gratuitas de viola e violão à comunidade, e os participantes estarão ao lado da Orquestra Viola das Gerais

“Esses encontros são fundamentais para incentivar os jovens. Dividir o palco com artistas experientes é uma forma de aprimorar ainda mais a arte de crianças, jovens e adultos”, acrescenta Manuvéi.

O espetáculo conta com o patrocínio da Cemig e incentivo do Governo de Minas, com apoio do Sesc Mesa Brasil, TV Integração e Rádio Cultura FM. Haverá intérprete de Libras e o conteúdo será gravado para, posteriormente, ser disponibilizado de forma online em plataforma digital.

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo “ComSertão Mineiro”
QUANDO: domingo, 10 de novembro
HORÁRIO: 19h (troca de ingressos a partir das 17h)
LOCAL: Acrópole (Rua José Resende, 4.090, Custódio Pereira)
ENTRADA: gratuita – mediante doação de 1l de leite longa vida que será destinado ao Mesa Brasil Sesc – a ser entregue no dia e local do evento
ATRAÇÕES: Orquestra Viola das Gerais, grupos de catira Raízes de Ouro e Solas do Sertão
SAIBA MAIS: @viola.dasgerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *