Mulher Soberana Ionara Barcelos foi uma das organizadoras do evento.
A 1ª Jornada de Reprodução Humana e Ginecologia Endócrina do Triângulo aconteceu neste sábado (21/09), em Uberlândia no Hotel Dan Inn. Seu objetivo foi promover um encontro de atualização voltado para médicos ginecologistas, endocrinologistas e nutrólogos que atuam de forma multiprofissional na saúde da mulher, além de residentes e acadêmicos, em uma imersão de quase dez horas de muita informação e troca de conhecimentos.
O evento é parte de um projeto que busca trazer para o Triângulo Mineiro palestrantes locais, regionais e nacionais de alto nível acadêmico e técnico, para discussões na área. A Comissão Organizadora foi formada pelas médicas Ana Luiza Saramago e Ionara Barcelos – esta Mulher Soberana Gestão 2024 –, ambas são membros do Comitê de Reprodução Humana da Sociedade Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais (Sogimig).
Os 24 temas abordados foram escolhidos cuidadosamente por uma curadoria na intenção de contemplar os assuntos mais comuns no dia-a-dia do consultório e, desta forma, preparar e atualizar os profissionais em suas abordagens e direcionamento com as pacientes. Ao todo dezenove palestrantes ministraram os temas com conferências e painéis interativos.
De acordo com Ionara Barcelos a jornada foi planejada pra trazer informações atualizadas sobre Ginecologia Endócrina e Reprodução Humana para o Ginecologista geral e outros profissionais que trabalham em áreas ligadas a saúde da mulher. “A ideia é levar a eles conhecimentos para uma conduta adequada baseada na literatura cientifica, oferecendo mais benefícios para as pacientes em abordagens voltadas para suas necessidades de forma integral”, comentou.
As áreas de Reprodução Humana e de Ginecologia Endócrina já são largamente reconhecidas e merecem destaque especial nas mais importantes e respeitadas sociedades e associações médicas do Brasil e do mundo devido à sua extensa abrangência no cuidado feminino da mulher contemporânea. Tópicos como planejamento reprodutivo, indução de ovulação no consultório, prescrição de hormônios e manejo da obesidade são cada vez mais frequentemente abordados no consultório do ginecologista geral e a atualização nesses temas em um formato de Jornada ainda é um evento raro.
“Foi um grande desafio organizar essa jornada, mas me sinto gratificada”, disse Ana Luíza Pereira Saramago. “Essa troca é fundamental para discutirmos temas importantes, termos acessos as novas informações e experiências e nos atualizarmos baseados em evidências com respaldo cientifico, e com isso oferecer ao paciente um atendimento cada dia melhor”, disse.
Para a vice presidente Sogimig, Angélica Lemos Debs Diniz, tanto para a comunidade médica quanto para os pacientes, a iniciativa da jornada é de extrema importância por trazer atualização e melhorar a prática clínica. “Em especial por ter uma equipe organizadora muito proativa e com formação acadêmica sólida, o que mostra a seriedade e a credibilidade do evento”, destacou.
O médico Rodrigo Manieri Rocha comentou que a proposta é trazer informação de qualidade e quais as alternativas disponíveis para ajudar os pacientes dentro do tema de reprodução humana. “É uma das formas mais adequadas de lidar com esses problemas e as mudanças da ciência nos últimos anos. As novidades são constantes e por vezes difíceis de acompanhar e, esse tipo de evento consegue organizar as informações e trazê-las de forma mais fácil de ser compreendida e entendida”, disse.
A médica e Mulher Soberana – Gestão 2023, Gisele Vissoci, também prestigiou a jornada e disse que a cidade de Uberlândia merece sediar eventos deste porte. “Temos uma das melhores Universidades Federal do Brasil e uma extensa gama de atendimento na área, por isso é tão importante estarmos no hall dos eventos científicos nacionais. A expectativa é que seja a estreia de uma saga de eventos para firmar nossa cidade dentro do cenário nacional da ciência”, ressaltou.
Fotos: Celso Ribeiro