Cia Druw de Dança chega a Uberlândia com três espetáculos

Vila Tarsila, Por Ti, Portinari e Girassóis estão no repertório.

A Cia Druw de Dança vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança contemporânea por meio de uma intensa atividade que tem como foco de pesquisa a criação, difusão e formação cultural. Seus temas percorrem caminhos variados, com um estilo coreográfico que passeia de forma bem humorada e reflexiva do cotidiano e questões internas e externas da natureza humana. Neste conceito, a Cia Druw chega a Uberlândia nos dias 04, 05 e 06 de outubro, no Teatro Municipal, com três peças de seu valioso repertório, todo ele ancorado em artistas visuais.

Vila Tarsila – Sexta, 04, às 20h
No dia 04, sexta-feira, o grupo apresenta “Vila Tarsila”, que transporta o espectador ao mundo antropofágico da artista brasileira Tarsila do Amaral. Criada por Miriam Druwe em parceria com Cristiane Paoli Quito, a obra remonta a trajetória criativa da artista, desde suas primeiras impressões sobre cores e formas, até as origens dos elementos que influenciaram diretamente em sua criação artística. Passando por importantes obras, como Sol Poente, A lua, Manacá, A Cuca, O sapo, O touro, São Paulo e Operários, “Vila Tarsila” constrói uma narrativa envolvente e lúdica, ambientada na década de 1920, período que em Tarsila realizou uma série de viagens ao redor do Brasil, que serviram de inspiração para seus célebres quadros.

Na peça, a imaginação viajante da artista vai sendo atravessada por diversas memórias de sua infância, desde as brincadeiras que recheavam suas tardes na fazenda em que vivia em Capivari, no interior de São Paulo, onde corria livremente entre pedras, árvores, cactus e brincava com bonecas feitas de mato, até o rigor da educação francesa que recebeu de seus pais. Tudo isso, numa combinação deliciosa de música, dança e vídeo que fazem jus à história da pintora que inaugurou a arte moderna no Brasil.

Por Ti, Portinari –
Sábado 05, às 20h
Naquela pequena cidade onde as noites ainda são iluminadas pela natureza, as crianças brincam e se deitam sob os fios luminosos do céu estrelado. Lá, elas falam dos seus sonhos e medos, fazem perguntas e esperam respostas no silêncio da noite. A Cia Druw traz à tona nossa necessidade interior de voltar à essência da infância, da criança que já fomos um dia e toma pela mão a obra de Candido Portinari como guia, por ele e através dele. Por ti Portinari parte da grande obra “Guerra e Paz”, traçando um caminho afetivo sobre esse retorno a infância, que passará por títulos como “Os retirantes” e “Os espantalhos” até chegar a seus “Meninos no Balanço”, “Meninos Soltando Pipas” e “Palhacinhos na Gangorra”.

Girassóis – Domingo 06, às 18h
“Girassóis” é um espetáculo de dança infanto-juvenil inspirado nas obras de Vicent Van Gogh, sob a direção de Miriam Druwe. Detentor de uma força espiritual tão extraordinária como incontrolável, o pintor holandês encontrou, seja por amor seja por exercício de sobrevivência, um modo de expressar suas paixões e sentimentos através de suas telas.

Inspirando-se em diversos quadros do pintor, “Girassóis” traz o próprio Van Gogh para a cena ao lado de diversos personagens de suas pinturas, como “Gaughin”, “O Carteiro Roulin”, “O Escolar” e “A Arlesiana”, enquanto sua história se materializa pela narração de diversas cartas escritas pelo artista.

Assumindo como fio condutor a imagem dos camponeses, tema central do pintor, a companhia consegue construir uma narrativa leve, lúdica e poética que ganha vida num trabalho coreográfico inspirado no fluxo de “plantar” e “colher”, que se manifesta no corpo dos bailarinos como pinceladas pulsantes de emoção. O diálogo encantatório entre a dança e o vídeo, criado por Tatiana Guimarães e projetado por todo o espaço, o cenário e figurino de Marco Lima e trilha sonora de Fábio Cardia torna “Girassóis” uma verdadeira elegia a sensibilidade.

Serviço:
Espetáculo: Cia Druw de Dança
Data: 04 de outubro, sexta às 20h – Vila Tarsila
05 de outubro, sábado às 20h – Por Ti, Portinari
06 de outubro, domingo, 18h – Girassóis
Horário: sexta, sábado* e segunda às 20h, domingo às 18h
Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:
– Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento?id=20240604191454
Loja Inclusive Brechó, na Av. Cesário Alvim, 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Provanza Pátio Vinhedos, Av. dos Vinhedos, 50 – 18 – Jardim Karaíba (aberta das 10h às 19h, de segunda a sábado)
Gênero: Dança
Realização: Uberlândia na Rota das Culturas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *