SETEMBRO AMARELO: um convite a compaixão

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.  Dia 10 de Setembro é considerado o dia Mundial do Suicídio. O lema que rege a mesma é “Se precisar, peça ajuda”, é um despertar para este assunto de grande importância.

Sabemos que nos últimos anos, as doenças emocionais tem aumentado assustadoramente e tomado grande parte da população. Saúde mentall é a preocupação da década. No entanto, trata-se de doenças silenciosas que em muitas vezes nem a própria pessoa tem consciência de que possui e em qual estágio a mesma está.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Calcula-se que, aproximadamente, um milhão de casos de mortes por suicídio são registrados por ano em todo o mundo.

A dor traz consigo a ameaças de fuga, desejo de encerrar aquele sentimento, de acabar com aquele cansaço insuportável. Com o passar do tempo, o suicídio pode acontecer. Em alguns casos, ou melhor, na maioria dos deles nem a família tinha notado que aquela pessoa precisava de ajuda.

Tão complicado! Por isso todos nós devemos atuar na conscientização da importância da vida e ajudar na prevenção. Um olhar mais atento para esta questão.

É necessário falarmos sobre este assunto e desmistificar para que pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, busquem apoios e ajuda. Uma conversa pode salvar uma vida. Não tenhamos medo de pedir ou oferece-la.

Precisamos praticar a autocompaixão, falar de amor, ter cuidados e gestos simples conosco e com o outro pois fazem enormes diferenças ao longo da vida.

Enfrentar desafios, vencer dores também é gratificante. Descobrir quem de fato somos, buscar o autoconhecimento e se aceitar é um caminho valoroso.

A caminhada da vida é muitas vezes misteriosa, mas compreendê-la é fundamental. Muitas vezes não é o caminho ou o momento em que vivemos é o problema. Na maioria das vezes é como nós a vemos. O nosso olhar sobre cada coisa, cada fase e cada situação.

Nenhuma jornada é tão reveladora e inesperada do que aquela que fazemos dentro de nós mesmos.

Vamos despertar para algo que não é tão claro, que não está “desenhado” na nossa frente, mas sim olhar com carinho sobre nós mesmos e para o próximo. Tenhamos responsabilidade com a vida.

Se você ou outra pessoa que conheça está passando por dificuldades emocionais, é necessário procurar ajuda profissional. Existe um apoio emocional gratuito, disponibilizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), 24 horas por dia, através do telefone número 188 ou chat no site cvv.org.br.

Não espere!

Fonte: https://santarem.pa.leg.br/setembro-amarelo-mes-de-prevencao-ao-suicidio/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *