ONDE?
A exposição “Arte como Devoção” fica em cartaz na Esplanada Pena Branca e Xavantinho do Centro Municipal de Cultura de Uberlândia.
Abertura: 9 de agosto, 19h às 22h.
Visitação: 12 de agosto – 31 de outubro, de segunda a sexta, 12h às 18h.
A EXPOSIÇÃO E O ARTISTA
Hélio Siqueira, se fosse verbo, significaria: o devoto da arte; mas é um homem de múltiplas habilidades que a quase cinco décadas acolhe com as mãos da razão e emoção produções artísticas alternadas entre a técnica da cerâmica, pintura entre outros estímulos visuais que insere o Triângulo Mineiro no panorama da arte contemporânea.
O mineiro de Ouro Fino, nascido no ano de 1950 se muda para Uberaba em 1969 a fim de ingressar no Seminário Maior dos Capuchinhos, mas segundo ele, o viram vocacionado a atividades culturais. Em 1979 passa a ingressar o corpo docente do curso de Artes da Universidade Federal de Uberlândia ministrando por onze anos disciplinas de Desenho e Pintura.
Com curadoria do arquiteto e crítico de arte Paulo de Carvalho, a exposição “Arte como Devoção” reúne como uma antologia trabalhos ao longo da carreira de Hélio Siqueira. Estudos, croquis e desenhos compõe o espírito livre e o processo criativo do artista; paisagens esboçadas em diferentes técnicas, como óleo e guache sintetizam a visão de Hélio em relação a paisagem urbana, a natureza e o patrimônio de Minas. As cerâmicas reproduzem bilhas, ânforas, pratos e santos e sem parecer um lição religiosa expõe ao visitante uma experiência de conexões culturais de diversos traços, formatos e tons.