Com resíduos gerados na produção da celulose solúvel, empresa desenvolve outras soluções e incentiva a sustentabilidade
O cuidado com o meio ambiente é uma missão importante para a LD Celulose. Por isso, economia circular é um dos pilares da empresa, que inclusive gera resultados positivos para o empreendimento, meio ambiente e comunidade da região. Com base neste conceito, a LD desenvolveu fertilizantes orgânicos e corretivos de solo a partir dos resíduos gerados no processo de fabricação da celulose solúvel, matéria prima produzida e exportada pela empresa. O resultado deste desenvolvimento é a LD Agro, linha de produtos voltados à fertilidade do solo.
A economia circular tem como base na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia e é seguindo esse conceito que esses produtos são baseados, pensados e produzidos. Para Pedro Cardoso, coordenador da Compostagem da LD Celulose, eles representam um método de trabalho completo, que deixa claro como a empresa trabalha e se dedica à sustentabilidade. “Desde o começo, a LD Celulose olha para a compostagem como uma oportunidade de entregar fertilizantes e corretivos de solo de qualidade para a região de uma forma limpa e que contribui diretamente com o pilar ‘sustentabilidade’ da LD. Com o aproveitamento dos resíduos do processo produtivo da celulose solúvel, temos uma fábrica cada vez mais alinhada com o que acreditamos e que o mercado espera de nós”, reforça.
Conheça mais sobre a LD Agro
A LD Agro é a linha de subprodutos desenvolvida a partir dos resíduos gerados na fábrica. Um processo de economia circular adotado pela empresa que tem o objetivo de unir desenvolvimento econômico com o melhor uso dos recursos naturais.
Hoje temos cinco produtos de cuidado com o solo, que são fertilizantes ou corretivos de solo que podem ser adquiridos por produtores rurais da região. Confira cada um deles:
FERTLIFE – Composto por materiais orgânicos gerados pelo processo de produção da celulose, o Fertlife estimula o desenvolvimento das plantas, fortalecendo o seu equilíbrio nutricional e metabólico.
CorrectMG – Por fim, o último subproduto lançado também atua na neutralização da acidez do solo, o que favorece a fertilidade. Entretanto, por ser rico em carbonato e óxido de magnésio, também auxilia na disponibilidade de nutrientes na relação solo-planta.
Quer saber mais sobre eles? Entre em contato através do e-mail p.cardoso@lenzing.com
Sobre a LD Celulose
A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, sendo uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Localizada no Triângulo Mineiro, fica entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, além de geração própria de energia limpa. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia.