Uberlândia ganha Centro de Especialidades Médicas

Local possui 16 consultórios com especialistas para atender casos crônicos, oferecendo apoio diagnóstico terapêutico aos pacientes

A nova unidade hospitalar da Prefeitura de Uberlândia está localizada onde por muitos anos funcionou o Hospital e Maternidade São Francisco de Paulo, no início da Avenida João Pinheiro, no Centro da cidade. FOTO: Valter de Paula/PMU

A exemplo que fez com o antigo Hospital Santa Catarina, no Centro de Uberlândia, que estava fechado e em completo abandono, transformando-o em Anexo do Hospital Municipal, o prefeito Odelmo Leão entregou, no dia 20 de junho, o primeiro centro de especialidades público da cidade: o “Centro de Especialidades Médicas “Ivaldo Vicente Naves da Prefeitura de Uberlândia, localizado na região central, onde por muitos anos funcionou o Hospital e Maternidade São Francisco de Paulo, que também se encontrava desativado no Centro da cidade, na Avenida João Pinheiro, 60 (ao lado da antiga Praça da Prefeitura (Clarimundo Carneiro).

A unidade terá a capacidade de ampliar o acesso da população às consultas, oferecendo apoio diagnóstico e terapêutico aos pacientes, além de pequenas cirurgias, exames cardiológicos, oftalmológicos e audiometria. Esta ação visa, além da ampliação do acesso, permitir a redução das filas de espera destas especialidades.

INSTALAÇÕES

As instalações contam com três andares, com uma área total de 1600 m². O espaço de atendimento possui 16 consultórios médicos e cinco salas (emergência, pequena cirurgia, sala audiometria, equipe multiprofissional e para exames cardiológicos). Foram investidos pela Secretaria de Saúde cerca de R$ 3,6 milhões para utilização do antigo hospital ao longo de cinco anos. Outros R$ 400 mil foram investidos na instalação dos equipamentos necessários no local.

No ato inaugural, a viúva do homenageado, Penka Maritza Bernardes Dulgheroff Naves; o secretário de Saúde, Adenilson Lima; a deputada federal, Ana Paula Leão, ao lado do marido, o prefeito Odelmo Leão; o filho do homenageado, Ivaldo B. Dulgheroff Naves e o vice-prefeito e pré candidato a Prefeito, Paulo Sérgio. FOTO: Valter de Paula/PMU

O local contará com 140 colaboradores que compõem as equipes administrativas, médicas e multiprofissionais, com capacidade para realizar, mensalmente, até 14 mil consultas, 1.200 procedimentos, 60 testes ergonométricos (estudo do desempenho do esforço humano durante o uso de máquinas, equipamentos e dispositivos) e 180 exames de audiometria.

Dentre as especialidades oferecidas estão alergologia (adulto e infantil), angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia (adulto e infantil), hematologia, nefrologia, ortopedia, otorrinolaringologia e pneumologia (infantil), entre outros.

O horário de funcionamento será das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O fluxo de marcação das consultas para o Centro de Especialidades é o mesmo para outras unidades de saúde da rede municipal. A porta de entrada para os serviços são as Unidades Básicas de Saúde por meio da Central Municipal de Regulação. Os atendimentos tiveram início na sexta-feira, 21 de junho.

O empresário Ivaldo Naves, que morreu em 28 de setembro de 2021, e que deu o nome à nova unidade hospitalar de Uberlândia. FOTO: Albúm de Família

Homenagem

O nome do Centro de Especialidades foi escolhido para homenagear o empresário Ivaldo Vicente Naves, que atuava no ramo de segurança e transporte de valores e faleceu em 28 de setembro de 2021 aos 74 anos. Além de levar o nome de Uberlândia com sua empresa “Rodoban” para todo o país, por meio do seu empreendimento, Ivaldo Naves também atuou em outras frentes para contribuir com o desenvolvimento da cidade, tendo sido diretor do Cajubá Country Clube, e foi secretário de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura de Uberlândia no primeiro mandato do prefeito Virgílio Galassi (1971-1972) e participado ativamente de entidades de classe.

 

1 thoughts on “Uberlândia ganha Centro de Especialidades Médicas

  1. angela andrade says:

    “….onde por muitos anos funcionou o Hospital e Maternidade São Francisco de Paulo…”
    São Francisco de Paulo ou São Francisco de Paula?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *