Evento de posse foi nesta sexta-feira (14/06)
Nesta sexta-feira (14), o desembargador Ramom Tácio de Oliveira tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) durante sessão solene (foto) no Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Também o desembargador Júlio César Lorens assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral de Minas Gerais.
O desembargador Ramom Tácio passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Octavio Boccalini, cujo biênio se encerrou no Tribunal.
Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Ramom Tácio, demonstrou a sua preocupação com a inclusão social. “Aquilo que um país deixa de fazer a uma parcela menos importante de seu povo, um dia ela pode deixar de fazer por você”, afirmou.
Ramom Tácio também destacou que estamos em uma era virtual, na qual temos o sentimento de que tudo é fugaz e passageiro. Entretanto, temos que respeitar os ritos, que tanto são necessários para a sociedade. Mostrou preocupação com o uso da linguagem simples.
Ele ainda agradeceu a todos pela presença e ao TJMG pela cessão do espaço. Relembrou a sua trajetória profissional, a infância de trabalho e os concursos em que foi aprovado.
Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas os integrantes da Corte Eleitoral; ex-presidentes do TRE; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o secretário de estado, Marcelo Aro, representando o Governador de Minas Gerais; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite; a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o prefeito de BH, Fuad Nomam; o presidente da Câmara Municipal de BH, vereador Gabriel Azevedo; a ministra substituta do TSE, Edilene Lobo; o promotor de Justiça Emmanuel Pelegrini, representando o procurador-geral de Justiça do estado; a defensora pública-geral do estado, Raquel Gomes Dias; o presidente do Tribunal de Contas do estado, conselheiro Gilberto Diniz; a presidente do TRT3, desembargadora Denise Alves Horta; o comandante da 4º Região Militar, general de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago Belo; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do estado, desembargador Jadir Silva; o presidente da Amagis, juiz de direito Luiz Carlos Rezende e Santos; dirigentes de outras instituições públicas, desembargadores da ativa, aposentados e representantes de associações ligadas à magistratura.