Sabe o que é Stalking?

Um termo em inglês mas que para uma tradução aproximada do português corresponde a perseguição incessante. Cada dia mais aumenta-se as ocorrências e denúncias de vítimas que sofrem com este ato e precisam de ajuda, urgente.

Conforme conceito no site da Wikipédia, stalking “designa uma forma de violência na qual o sujeito ou sujeitos ativos invadem repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição e meios diversos, tais como ligações telefônicas, envio de mensagens pelo SMS ou por correio eletrônico, publicação de fatos ou boatos em sites da Internet (cyberstalking),[1] remessa de presentes, espera de sua passagem nos lugares que frequenta, prática de constrangimentos públicos e coletivos direcionados, tratamento de menoscabo, desprezo e inferioridade, xingamentos e gritarias sem razão, apontar defeitos imaginários, menosprezar as suas conquistas e planos, culpar a vítima pelos abusos sofridos, ameaçar, divulgação de boatos mentirosos, divulgação de que a vítima está louca para a sociedade e perdeu a razão, destratar as opiniões da vítima, perseguir e apontar a vítima para terceiros turbarem publicamente, etc.”

Os motivos são os mais variados, às vezes por maldade, inveja, simples brincadeira, ódio, vingança, doenças mentais incluindo erotomania. Enfim, independente do motivo, resulta num dano enorme para a vítima, promovendo danos emocionais e psicológicos que muitas vezes são irreversíveis.

As redes sociais facilitaram muito a ampliação deste tipo de crime. Muito difícil a vítima não ser localizada em aplicativos ou redes sociais.

Recentemente, um homem na cidade de Ituiutaba MG, médico foi perseguido por uma ex paciente por 5 anos. Foram registrados mais de 30 boletins de ocorrência na polícia para que após isso a mulher fosse presa, no entanto, anteriormente foi solicitado uma medida cautelar de aproximação das vítimas.

Ela perseguia não somente o médico, mas também familiares, incluindo sua esposa no qual em uma abordagem tomou seu telefone e então ficou foragida por quase um ano.

Esse é apenas um caso recente, mas sabemos que inúmeras pessoas diariamente são perseguidas diariamente como também foi o caso da apresentadora Ana Hickiman, que o agressor acabou sendo morto pelo ex esposo da vítima em legítima defesa.

Essa prática de perseguição virou crime em 2021, quando foi incluída ao Código Penal Brasileiro.

O que pode acontecer quando a admiração se torna um perigo? O primeiro passo é fazer a denúncia na polícia e é essencial ter provas da perseguição para que durante um suposto processo, ter o que apresentar.

A sugestão é: guardar mensagens, salvar e-mails, tirar prints de mensagens e chamadas telefônicas são essenciais na apresentação. Procurar também um advogado para orientar nestes procedimentos de arquivo de provas.

Fiquem atentos! Por maior que seja o incômodo de ser perseguido, devemos nos proteger fazendo denúncias o quanto antes para que a proporção não aumente e fique sem controle gerando consequências maiores.

Fonte: https://correiodoestado.com.br/cidades/entenda-o-que-e-stalking-e-veja-como-se-proteger/391998/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *