Relação Família e Escola

Disponível em: https://br.freepik.com/

A relação entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Quando há uma parceria efetiva entre esses dois pilares, o estudante se beneficia em vários aspectos: acadêmico, emocional e social. Essa colaboração permite que a escola compreenda melhor o contexto do estudante, adequando seu ensino às necessidades individuais e fortalecendo o suporte ao desenvolvimento das competências socioemocionais. A participação ativa dos pais na vida escolar, por exemplo, melhora o desempenho acadêmico das crianças, aumenta a motivação e contribui para a formação de uma atitude positiva em relação ao aprendizado. Além disso, quando os pais estão envolvidos, eles podem reforçar em casa os valores e as expectativas compartilhados pela escola, criando um ambiente coeso e propício ao desenvolvimento saudável.

Pethânia Alves Ferreira, Pedagoga e diretora da Escola Infantil Pequenos Sábios
Pethânia Alves Ferreira, Pedagoga e Diretora da Escola Infantil Pequenos Sábios

A Pedagoga e Diretora da Escola Infantil Pequenos Sábios, Pethânia Alves Ferreira, reflete sobre a importância de uma relação respeitosa entre família e escola. “A relação entre família e escola, deve ser pautada entre afetividade, respeito e uma conexão cheia de acolhimento de ambas as partes é essencial para o sucesso no desenvolvimento escolar para as crianças e os adolescentes. Ao longo de meus 15 anos a frente da direção escolar percebo o quanto influencia nos aspectos emocionais, cognitivos e na construções de valores na vida dos estudantes. A escola precisa entender que cada criança e cada família são únicas. E a família precisa entender que escola é gente cuidando de gente são vários perfis de colaboradores caminhando em prol do educar. A relação da escola e da família deve ser repleta de confiança isso vai deixar a criança e o adolescente muito seguro no ambiente escolar. A escola sempre buscar compreender a família e a família sempre buscar estar presente no dia a dia e nos eventos que a escola proporciona isso vai gerar muita união”.

Portanto, estabelecer canais de comunicação abertos e frequentes, promover reuniões e eventos que incluam a família, e desenvolver estratégias essenciais para consolidar essa parceria, é essencial. Ao trabalharem juntos, família e escola podem criar uma rede de apoio forte, promovendo o desenvolvimento integral e o bem-estar da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *