A busca por um corpo ideal e saudável pode chegar a extremos com o radicalismo. Este tópico se torna relevante devido ao idealismo de um padrão de beleza, onde a obsessão com o saudável pode exceder a própria saúde. Assim entramos no cenário da Ortorexia Nervosa.
A Ortorexia Nervosa pode ser definida como a transformação da preocupação de um indivíduo com a alimentação saudável em uma obsessão patológica pelo consumo de alimentos saudáveis.
As pessoas acometidas buscam alimentos tidos “puros”, despendendo tempo e esforço na busca desta alimentação sadia que incompatibiliza a vida cotidiana e afasta das relações sociais. Pode levar a depressão e outros transtornos mentais por não atinigir seu ideal de saúde utópico.
Mais prevalente em mulheres, pode ter exacerbação em fases cíclicas hormonais como fase pré menstrual, gravidez ou menopausa.
A abordagem deve ser multidisciplicar com apoio psicológico, ginecológico e nutricional para promover o equilíbrio entre saúde e bem-estar sem obsessão.
Vamos navegar na linha tênue do saudável sem a busca radical dos excessos, com o olhar atento para a ortorexia e seu impacto na saúde e no bem-estar da mulher. Afinal a virtude está no equilíbrio!
Dra. Gisele Vissoci Marquini
Ginecologia-Uroginecologia-Cirurgia vaginal
CRM 34170 RQE19701
Fonte imagens: google