O mês de maio é dedicado ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O intuito da campanha maio laranja é o de reunir todos os anos ações de conscientização e prevenção do abuso de menores.
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data foi escolhida para marcar o caso de Araceli Crespo, que em 1973, aos 8 anos de idade, foi sequestrada na saída da escola e por dois dias foi espancada, drogada e estuprada, antes de ser assassinada. A ideia da proposta é estender o combate à violência sexual contra crianças para todo o mês, com a campanha Maio Laranja, que vai reunir ações de conscientização e prevenção ao abuso de menores.
O nosso país ocupa o segundo lugar no ranking mundial de exploração sexual de crianças e jovens, com cerca de meio milhão de vítimas a cada ano. Dessas vítimas, estima-se que 75% sejam meninas e negras. Trata-se de uma violência que inclui espancamentos e estupros e que sujeita essas jovens ao vício em álcool e drogas, além de infecções por doenças sexualmente transmissíveis. Como se vê, a adoção de políticas públicas que mitiguem esse cenário desumano é de extrema urgência.
Os órgãos de defesa da criança e do adolescente destacam que a maior ferramenta de combate à pedofilia é a denúncia, que pode ser feita de forma anônima pelo disque 100. São recebidas em média 80 ligações por dia relacionadas ao abuso sexual infantil.
Caminhada neste sábado (18/05)
Neste ano em Uberlândia, a data será lembrada com dois grandes eventos: no sábado, dia 18, acontecerá a tradicional “Caminhada Contra os Crimes de Abuso e Exploração Sexual Infantil” com encontro marcado para às 10h, em frente a Catedral de Santa Terezinha na Praça Tubal Vilela, e um curto percurso pelo Centro da cidade (veja mapa acima).
Seminário na CDL Uberlândia
Na segunda-feira, dia 20, às 19 horas no auditório da CDL (Avenida Belo Horizonte, 1290), acontecerá, com entrada franca, o “IV Seminário de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil”, realizado através da presidente do Instituto Carrosel, “Mulher Soberana 2022”, a arquiteta Danusa Biasi; do mandato do vereador Ronaldo Tannus (PSDB) e da Polícia Militar através o Comandante da 9ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel PM Fernando Marcos dos Reis.
Três importantes palestrantes foram convidados e estarão presentes abordando o assunto. André Tuma, Promotor de Justiça, Casé Fortes, também Promotor de Justiça e o engenheiro Leniel Borel, pai de Henry Borel, morto em 2021 no Rio de Janeiro e que hoje defende as causas de crianças e adolescentes garantidos pela Lei 8.069/90.
Vejam abaixo o perfil de cada um dos palestrantes.