Iniciativa oferece oficinas gratuitas de danças urbanas em Uberlândia

Workshops acontecem nos próximos meses com profissionais reconhecidos nacionalmente

A Cypher Open é uma iniciativa que promove as artes urbanas em Uberlândia por meio de diferentes projetos que envolvem, principalmente, a dança. Nos próximos meses, entre abril e julho, serão realizadas quatro oficinas de danças urbanas com diferentes estilos. Os workshops são gratuitos e acontecem nos penúltimos domingos de cada mês (21 de abril, 19 de maio, 23 de junho e 21 de julho), às 15h, no espaço Inovadança (Av. Belarmino Cotta Pacheco, 1866 – Santa Mônica). As atividades são  livres para todas as idades, com ou sem experiências nos estilos. 

Os workshops acontecem com a presença de profissionais renomados e com experiências em várias metodologias de aulas, direcionadas principalmente para a improvisação dos estilos que propõem ensinar. A programação conta com oficinas de Hip Hop Freestyle, com Sté Peres (SP), no dia 21 de abril; Krump, com 7K Buck (SP), no dia 19 de maio; Locking, com Darlita Albino (SP), no dia 23 de junho; e Afrohouse, com Raquel Cabaneco (SP), no dia 21 de julho. Para participar, é necessário fazer a inscrição no próprio local, com trinta minutos de antecedência ao início das atividades.

Taís Ferreira, idealizadora do projeto, afirma que a iniciativa busca fortalecer a cultura freestyle e as danças urbanas em Uberlândia. “Queremos contribuir para a especialização das pessoas que praticam as danças urbanas e convidar aquelas que desejam conhecer a área e a se “jogar” na improvisação. Além disso, a Cypher Open também tem o objetivo de promover uma cena artística que já acontece na cidade, oferecendo um espaço gratuito para capacitação dos talentos regionais”, explica.

Esse projeto é realizado com a co-produção da produtora Udi Crew e com o fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

WORKSHOP HIP HOP FREESTYLE
Abrindo a série de workshops em 21 de abril, domingo, a primeira atividade será comandada por Sté Peres. Ela é formada em Educação Física e iniciou os seus estudos de dança aos 11 anos através de vivências nas Street Dances. Atualmente, ela trabalha e se dedica aos estudos das culturas Hip Hop e House Dance, como professora e dançarina. Ela realiza mentorias de técnicas e ferramentas de improviso por vários estados do Brasil, mediando sempre com responsabilidade as culturas que estuda. Ela também é co-produtora do Moving Ritmei (SP).

WORKSHOP KRUMP
Em 19 de maio, Klisman, também conhecido como 7K Buck ou Killa Xkillz, ensina no workshop sobre Krump. Ele é graduado em Educação Física, estuda dança desde os 10 anos de idade, com ênfase em danças urbanas e suas diferenciações. É dançarino da Cia Eclipse Cultura e Arte desde 2012. Também integra o grupo Sociedade Hípica de Campinas. Compete em diversas de batalhas freestyle, acumulando diversas vitórias, além de também de atuar como jurado em eventos, principalmente de Krump.

WORKSHOP LOCKING
Continuando a série de workshops, em 23 de junho, Darlita Albino conduz o espaço. Ela é praticante, estudante, pesquisadora e arte-educadora das danças urbanas e da cultura Hip Hop. Foi vencedora da 1ª edição do Red Bull Dance Your Style no Brasil, em 2022. Faz parte da equipe de produção/realização do Sou Locker – Encontro Paulista de Locking (primeiro evento dedicado exclusivamente ao locking no Brasil). É co-diretora do projeto Turmalinas Negras, dedicado à participação de mulheres negras na dança, e coreógrafa e dançarina da cantora Gaby Amarantos, entre outros artistas.

WORKSHOP AFROHOUSE
Encerrando a série de atividades, Raquel Cabaneco comanda o workshop em 21 de julho. Atuante nas Danças Urbanas há 19 anos, Raquel Cabaneco é uma das artistas mais relevantes do cenário da dança nacional. É dançarina, coreógrafa, professora e diretora de movimento. Pesquisadora das danças africanas, também está diretamente envolvida na Afrogroove: Uma vivência que celebra o encontro da cultura africana e afro-brasileira.

SERVIÇO
CYPHER OPEN WORKSHOPS
De abril a junho, no penúltimo domingo de cada mês, às 15h
21 de abril – Workshop de  Hip Hop freestyle com Sté Peres (SP)
19 de maio – Workshop de Krump com 7K Buck (SP)
23 de junho – Workshop de Locking com Darlita Albino (SP)
21 de julho – Workshop de Afrohouse com Raquel Cabaneco (SP)

Inscrições: presencialmente, a partir de 30 minutos antes do início das atividades
Local: Inovadança – Av. Belarmino Cotta Pacheco, 1866, bairro Santa Mônica
Mais informações: www.instagram.com/cypheropen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *