Risco de Trombose com uso de Terapia Hormonal (TH) da menopausa. Será que eu corro esse risco?

A Terapia Hormonal (TH) da menopausa está indicada para alívio de sintomas de fogachos, alterações emocionais, minimizar perda de massa óssea entre outras situações na fase de maturidade da mulher. Entretanto, importa orientar que o tratamento deve ser individualizado, onde nem todas podem fazer essa reposição.

Quando não há contraindicações, a TH da menopausa deve ser feita com medicações estudadas, padronizadas, com avaliação de dose, via de administração e tipo de hormônio, nas mãos de especialistas em Ginecologia, pois envolvem riscos, e um deles pode ser a trombose.

Os eventos tromboembólicos, como riscos da TH, apesar de sérios, são raros de ocorrer. Resultam basicamente de interações de altas doses de estrogênio na parede dos vasos de sangue.

Na mulher em geral, que não usa nada, o risco espontâneo de uma trombose é de 1-5/10.000 mulheres. Dentre as que usam, o risco passa para 2-10/10.000, dependendo de outros fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e hábitos nocivos, além dos já citados.

Você percebe que em números absolutos, pode-se dizer de forma às vezes sensacionalista que dobra o risco, mas quando se olha o denominador de acontecimento em cada 10.000 mulheres, entende-se que apesar de sério, é raro.

Cuide da sua saúde de forma global e procure avaliação especializada para ficar entre as 9.990 mulheres que se beneficiam, sem se expor tanto aos riscos de trombose da TH.

Tenha hábitos de vida saudáveis e evite automedicações.

Riscos e benefícios são balanças de equilíbrio que o seu médico especializado pode avaliar com segurança para você.

Gde abraço!

Dra. Gisele Vissoci Marquini – CRM 34170  RQE 19.701

Ginecologia geral, Uroginecologia e Cirurgia Vaginal

 

Fonte imagem: google domínio público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *