A busca do equilíbrio entre mente e corpo

Sabemos que para se ter uma vida equilibrada a saúde física e emocional devem estar equilibradas. A saúde física envolve cuidados relacionados à prática de atividades físicas e cuidados alimentares. Já a saúde emocional está conectada à qualidade de vida, ao bem estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e ao mundo.

Estamos vivendo numa era tão acelerado que a maior busca das pessoas chama-se tempo. A falta dele é o que muitas vezes desequilibra a vida. O trabalho, a vida social, redes sociais requerem muitas horas do dia das pessoas.

A vida está tão corrida que o ser humano mal observa as consequências que a vida moderna provoca. Já prestou atenção de que quando está num dia de pressão, com problemas para resolver, logo aparece uma forte dor de cabeça ou uma dor no estômago? Ou as vezes quando fica nervoso, uma diarreia se inicia?

Os impactos da saúde física são variados, pois depende da condição de saúde de casa pessoa. Os mais comuns são exaustão mental, fadiga, irritabilidade, enxaqueca, palpitações, fraquezas musculares, insônia, problemas de pressão, alergias e coceiras, náuseas.

Por outro lado, também ocorre casos em que o indivíduo encontra-se doente fisicamente e por algum motivo a ansiedade, depressão, estresse, entristecimento se instauram e a cura se torna ainda mais difícil. Isso é completamente normal porque nosso corpo busca o tempo todo o equilíbrio entre mente e corpo.

Por isso é importante que tenhamos alguns bons hábitos. Isso facilita para que tenhamos uma vida mais equilibrada e feliz. Segue algumas dicas para você:

  • Dormir a quantidade de tempo suficiente para que seu corpo descanse e você se sinta renovado para iniciar um novo dia;
  • Praticar atividades físicas com frequência, pelo menos 3 vezes na semana;
  • Não fazer uso de drogas, bebidas alcoólicas, não fumar;
  • Fazer refeições saudáveis, incluindo alimentos nutritivos, vitaminas, menos gordura
  • Ter momentos para socialização, passeios ou pratica de um hobbie;
  • Cuidar do emocional, fazendo mentalizações, terapias individuais e/ou em grupos.

Faz sentido para você? Faz sentido cuidar de ambos? Devemos fortalecer hábitos benéficos tanto para a saúde mental quanto para a saúde mental para que possamos viver a plenitude.

cerebro-coracao
Fonte: https://www.meusmiolos.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *