Rosíris Cerizze
Advogada Empresarial e Sócia Fundadora da Banca Cerizze Advocacia Empresarial e da Certa Consultoria Empresarial; Presidente do ACIUB Mulher; Mestre em Tributação Internacional pela Universidade de Lausanne na Suiça; Metre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos/BH-MG; Conselheira de Administração certificada pelo IBGC; Em formação pela Saint Paul no Advanced Boardroom Program for Women ABP-W.
Esporte e empreendedorismo
Conheça a história de Rosiris Cerizze
Comecei a praticar o Kickboxing, em 1996, aos 14 anos de idade. Uma das primeiras mulheres do país a desbravar esse esporte tão completo, dinâmico e instigante. O Kickboxing é uma arte marcial que apresenta 7 modalidades de ringue e tatame (full contact, low kicks, K1, point fight, light contact, kick light e musical forms).
Atualmente sou faixa preta 2° Dan de Kickboxing e atleta da Seleção Brasileira, tendo acumulado alguns títulos importantes, como: pentacampeã brasileira, bicampeã SulAmerica e atual campeã panamericana nas modalidades point fight e light contact. Em março, representei o país na Copa do Mundo que acontecerá em Jesolo, na Itália.
Hoje, aos 42 anos de idade, posso afirmar que o esporte foi essencial para a construção da minha carreira profissional e para a mulher que me tornei. Sou mãe, esposa, empreendedora, líder e emprego em todos os meus diversos papeis, princípios básicos que aprendi com o esporte e com as artes marciais: humildade, disciplina, constância, capacidade de adaptação frente a mudanças e adversidades, estratégia, trabalho duro, aperfeiçoamento contínuo e autoconhecimento.
A luta e as competições nos expõem a enfrentar constantes desafios e a desenvolver competências para superá-los. O mesmo acontece na vida, na sua empresa, no seu emprego e em tudo o que você se propõe a fazer com propósito firme e de forma séria. Todos esses princípios, se bem trabalhados, criam um mindset norteado para alta performance, com foco na concretização de seus objetivos, exponenciando, assim os seus resultados.
O atleta não tem tempo a perder com desculpas, reclamações ou vitimizações. Está concentrado em suas metas, porque tem um objetivo a conquistar: o primeiro lugar. Mas, sabe que isso não é o mais importante. Na verdade, a vitória é só uma consequência de boas escolhas que fez e do quanto se empenhou para alcançar esse resultado. E por isso, amando o que faz, não tendo dúvidas de seu propósito, aprecia o processo de preparação para a competição, certo de que passará por picos e vales, vai perder, vai ganhar, e se não desistir, terá uma jornada de muito aprendizado e evolução da qual muito se orgulhará.
Quando se emprega energia e esses princípios do esporte em qualquer tipo de negócio, as chances de dar certo e de exponenciar resultados são altíssimas. E quando não der certo, se você não desistir e continuar fazendo o que precisa ser feito, já terá dentro de si a mola propulsora do progresso e do sucesso.
Por isso, tanto nos esportes como nos negócios, ter metas e criar estratégias para alcançá-las é tão importante. As metas são alvos para concretização de objetivos. Te asseguro que se você estabelecer metas, se planejar estrategicamente e se trabalhar para realizar o que foi idealizado, conseguirá alcançar todos os seus objetivos e terá muito sucesso. Mas, cuidado para não estagnar ou perder o rumo depois que tiver conquistado uma meta. Atingiu a meta, então é hora de propor novas metas. Assim, você se mantém num fluxo vital virtuoso e norteado para vencer.
Lembre-se: as lutas nunca são travadas com o adversário… são sempre com você mesmo!