Uberlândia receberá a 1ª Ciranda do Triângulo com danças circulares

Evento será realizado no dia 23 de março, na Escola Livre do Grupontapé.

A cidade de Uberlândia sediará a 1ª Ciranda do Triângulo, evento de danças circulares, no dia 23 de março deste ano, das 16 às 19 horas, na Escola Livre do Grupontapé, localizada na rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida. A cidade receberá o focalizador Zecca Júnior, que trará uma proposta de resgate da cultura cirandeira do nordeste brasileiro, por meio das danças.

A dança circular é uma prática expressiva corporal, ancestral e profunda, geralmente realizada em grupos, que utiliza a dança de roda – tradicional e contemporânea –, o canto e o ritmo para favorecer a aprendizagem e a interconexão harmoniosa e promover a integração humana, o auxílio mútuo e a igualdade visando o bem-estar físico, mental, emocional e social.

As pessoas dançam juntas, em círculos, acompanhando com cantos e movimentos de mãos e braços, aos poucos internalizando os movimentos, liberando mente e coração, corpo e espírito.

Inspirada em culturas tradicionais de várias partes do mundo, foram coletadas e sistematizadas inicialmente pelo bailarino polonês/alemão Bernard Wosien (1976), ressignificadas com o acréscimo de novas coreografias e ritmos, melodia e movimentos delicados e profundos, estimula os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.

Atualmente, as danças circulares estão institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e são oferecidas como terapia complementar pelo SUS. Em Uberlândia, o Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), que auxilia pacientes a se recuperarem de doenças promovendo a saúde e o bem-estar, oferece danças circulares como opção de terapia.

Oportunidade para conhecer as danças antes da Ciranda
As danças circulares são realizadas, mensalmente, na Escola Livre do Grupontapé. Segundo explica a responsável, atriz, professora de teatro, co-fundadora do Grupontapé, focalizadora de Danças Circulares Sagradas e multiplicadora da Roda de Estudos de Xamanismo, Katia Lou, antes da 1ª Ciranda do Triângulo, as pessoas que tiverem interesse de ter a experiência com as danças circulares, podem participar da edição de março, que será realizada no dia 21, quinta-feira, às 19h30.

Ela informa que será uma atividade gratuita. “Já é um evento tradicional que realizamos na Escola, e nesta edição, antes do evento da Ciranda do Triângulo, realizaremos a Roda de Danças Circulares e Meditação, para celebrar a chegada do outono. O evento será solidário. As doações (alimentos não perecíveis) serão revertidas para organizações de apoio a mulheres”, informa.

Katia Lou salienta que as Danças Circulares são para todas as pessoas interessadas em um movimento coletivo e também no contato consigo mesmo. “Não é necessário saber dançar, pois as danças são ensinadas na hora e dançamos juntos”, reforça.

Inscrições 1ª Ciranda do Triângulo
A 1ª Ciranda do Triângulo é aberta para todos os que quiserem participar. A inscrição pode ser feita antecipadamente, por meio do WhatsApp (34) 99687-8665 com Rejani.  O valor é R$60,00.

Zecca Júnior garante que os participantes poderão experienciar um pouco da alegria e vibração característicos das comunidades dançantes nordestinas. “A ciranda do nordeste é a mais circular das danças brasileiras e devemos honrar o seu status de patrimônio cultural. Mas, nem só de ciranda vive o dançante. Um momento dedicado a outros ritmos, tais como samba, jongo, congada, entre outros tesouros da cultura brasileira, também está programado para o nosso encontro.”

O encontro é uma iniciativa coletiva dos dançantes de Uberlândia encabeçados pelo casal Rejani e J.C Rissato, que comandam o grupo Roda do Triângulo de Danças Circulares. Os outros grupos participantes são: Flores de Minas – Danças Circulares, Minas Rio – Danças Circulares, Udi Amigos Dançantes e o encontro conta ainda com apoio do Grupontapé e da Escola Livre do Grupontapé. “Em Uberlândia existem vários focalizadores formados e alguns grupos de Danças Circulares que se encontram regularmente. Nós do Grupontapé também fazemos parte deste movimento que oferece rodas de danças circulares para a população uberlandense.” comenta Katia Lou, focalizadora e atriz do Grupontapé.

Sobre Zecca Júnior
Zecca Junior trabalhou no mundo corporativo até 2002, então atendendo a um chamado interno, abandonou definitivamente o corporativismo para trilhar os caminhos de um buscador. Iniciou suas atividades no movimento das Danças Circulares em 2009, no Rio de Janeiro, onde concluiu sua formação como focalizador (TREINAFOCA).

Principais interesses nas danças: resgate, preservação e inclusão de elementos culturais brasileiros no movimento das Danças Circulares; e a importância das danças como agente curador e transformador. Desde 2015 ministrando oficinas, focalizando em imersões e festivais.

Serviço I
O quê: 1ª Ciranda do Triângulo
Quando: 23/03/2024
Horário: 16 às 19 horas
Onde: Escola Livre do Grupontapé (Rua Tupaciguara, 471 – bairro Aparecida)
Inscrições: pelo WhatsApp (34) 99687-8665 com Rejani
Investimento: R$60,00.

Serviço II
O quê: Danças Circulares – Evento beneficente
Quando: 21/03/2024
Horário: 19h30
Onde: Escola Livre do Grupontapé (Rua Tupaciguara, 471 – bairro Aparecida)
Entrada gratuita – (você pode doar alimento não perecível)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *