Desde o ano passado, líderes políticos mineiros têm pressionado o presidente por uma presença mais frequente no Estado
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem programada uma visita a Minas Gerais para quarta-feira (13), onde estão agendados compromissos em Serra Salitre (a 193 km de Uberlândia), no Alto Paranaíba do Estado.
Durante sua estadia, Lula participará da cerimônia de inauguração de um complexo de produção de fertilizantes fosfatados. A presença do vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também é esperada nesse evento, bem como deputados federais e estaduais da região.
A Eurochem vai colocar em operação a partir dsta quarta-feira, 13, o complexo de produção de fertilizantes fosfatados em Serra do Salitre. Esse é o maior projeto do grupo Eurochem, subsidiária da AIM Capital, controlada da Linetrust PTC, fora do continente europeu e demandou investimentos de US$ 1 bilhão.
A projeção é que a unidade irá produzir 500 mil toneladas de fertilizantes acabados em 2024, contribuindo para reduzir a dependência do Brasil das importações do insumo. Quando a unidade estiver com capacidade plena esse volume passará a ser 1 milhão de fertilizantes fosfatados, o que deve acontecer em 2025.
Com o início das operações em Serra do Salitre, o volume total de entregas de fertilizantes no Brasil pela Eurochem este ano deverá chegar a 7,5 milhões de toneladas, disse o presidente para a América do Sul, Gustavo Horbach, à reportagem. Esse volume é 1 milhão de toneladas superior ao de 2023 e considera os resultados em Serra do Salitre, e das fábricas da Fertilizantes Tocantins e da Heringer — as duas últimas adquiridas pela Eurochem em 2016 e 2021, respectivamente.
A área da fábrica da Serra do Salitre que produzirá o adubo pronto para comercialização está em teste desde janeiro, um mês depois da concessão da licença de operação pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais.