No final da tarde desta segunda-feira (12), Uberlândia conheceu a Escola de Samba campeã do Carnaval 2024, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Pelo segundo ano consecutivo, o desfile aconteceu na na Avenida Balaiadas, no bairro Marta Helena, e consagrou como campeã e vice as escolas de samba Unidos do Chatão, após 13 anos de predomínio da Tabajara (Bairro Patrimônio), escola criada e idealizada pelo grande e saudoso Olímpio Silva (Pai Nêgo) e em segunda a Loba – Garotos do Samba.
Este ano, a escolas contaram com o voto de 18 jurados. Durante a votação foram avaliados nove quesitos: bateria, samba-enredo, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, alegorias e adereços, fantasia e comissão de frente. Cada um deles avaliado por três jurados. A campeã, Unidos do Chatão, e a vice Garotos do Samba (A Loba) totalizaram 268,4 e 267,8 pontos, respectivamente.
Classificação
3º lugar – Tabajara (267,2 pontos)
4º lugar Garras de Águia (263,7 pontos)
5º Extravasa (258 pontos)
6º Acadêmicos do Samba (251,6 pontos)
O enredo campeão
Campeã, a Unidos do Chatão apresentou o enredo “Histórias, lendas e mitos do Egito antigo”, com 300 componentes na avenida. Já a vice-campeã Garotos do Samba, levou à passarela o enredo “Pelas águas do Nordeste, a Loba é cabra da peste”.