Câmara realiza solenidade nesta quinta (15) para homenagear os 70 anos da Algar Telecom

A Câmara Municipal de Uberlândia realizará nesta quinta-feira, às 19h30, no plenário Homero Santos, sessão solene para homenagear a empresa Algar Telecom que comemora nesta data, 70 anos de sua fundação pelo Comendador Alexandrino Garcia.

O Diploma de Honra ao Mérito é de iniciativa do vereador Zezinho Mendonça, presidente da Câmara e do vereador licenciado, Antônio Carrijo, atualmente Secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal.

Luiz Alberto Garcia e o pai Alexandrino Garcia. Foto: Acervo Algar

A honraria será entregue ao presidente da Algar Telecom, Jean Borges e ao presidente do conselho de administração do Grupo Algar, Dr. Luiz Alberto Garcia.

Na cerimônia, além dos vereadores e vereadoras e a Família Algar, deverão estar presentes, o Prefeito Odelmo Leão, a juíza de Direito, Diretora do Fôro, Dra. Maria Elisa Taglialegna, o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. Valder Steffen Júnior,  deputados federais e estaduais e autoridades, dirigentes de entidades local, especialmente convidados.

O presidente da Algar Telecom, Jean Borges. FOTO: Acervo Algar

Onde tudo começou

Para contar a história da Algar, é preciso voltar um pouco no tempo, para antes de 1954. Em 1919, José Alves Garcia, pai de Alexandrino Garcia – fundador da companhia, saiu de Portugal com a família, em busca de melhores oportunidades de vida, em direção a Uberlândia (MG). A partir daí, pai e filhos empreenderam em diversas frentes, começando com uma máquina beneficiadora de arroz, passando pela aquisição do Jornal Correio de Uberlândia, a compra de um posto de gasolina e serviços que, após conquistar a confiança do mercado, recebeu uma liberação da General Motors para a distribuição de seus produtos, por meio de uma revendedora Chevrolet.

Em 1952, o Comendador Alexandrino Garcia assumiu a presidência da Aciub (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uberlândia). No mesmo ano, a Empresa Telefônica Texeirinha renovou seu contrato com a Prefeitura do município para a instalação de mais 1.000 telefones automáticos na cidade e problemas no percurso impediram a efetivação do contrato.

Ao perceber a crise nos serviços telefônicos da região, o Comendador, por meio de sua capacidade de inovar, mobilizou a Aciub para melhorar a telefonia da cidade, resultando na criação da Companhia de Telefones do Brasil Central (CTBC), em fevereiro de 1954. Com Garcia no controle, a partir de 1958, a CTBC expandiu sua operação para além de Uberlândia, estando presente em Guará (SP), Monte Alegre de Minas, Centralina, Frutal, Campina Verde (MG) e Itumbiara (GO).

Com o passar dos anos, a companhia evoluiu, se tornando mais robusta, ampliando seu sinal de cobertura, colocando Uberlândia como a primeira cidade do interior do País a utilizar um sistema de micro-ondas que ligava a cidade ao Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Tudo isso sem deixar as raízes de lado, uma vez que a CTBC foi a única empresa de telefonia a permanecer privada após a implantação da Telebrás em 1972, sendo posteriormente privatizada em 1998, permanecendo com os mesmos donos.

O presidente do conselho de administração do Grupo Algar, Dr. Luiz Alberto Garcia. FOTO: Acervo Algar

Os anos 80 marcaram a estruturação do Grupo Algar, com a constituição formal do Grupo ABC, abrangendo diversas áreas, desde Eletrônica e Informática até Veículos e Aeronaves. Em 1993, o falecimento do fundador, Comendador Alexandrino Garcia, marcou uma transição liderada por seu filho, Luiz Alberto Garcia, que reestruturou os negócios, resultando nas áreas de Telecom, Agrobusiness, Entretenimento e Serviços.

Na década de 90, o Grupo Algar passou por significativas mudanças, abandonando a sigla ABC e concentrando esforços nas áreas estratégicas. Destacam-se a criação da Universidade Algar, a consolidação de parcerias internacionais, e a expansão dos serviços, incluindo a criação da Algar Tech em 1998.

Porém, foi só em 2009 que a CTBC se tornou oficialmente Algar Telecom, assim como a unificação de Algar em todas as outras empresas do grupo. A mudança teve como objetivo garantir a perenidade do grupo e alinhar o pensamento estratégico das companhias. O desenho também foi alterado, com a criação de um conceito mais moderno e atual.

Para saber mais detalhes sobre a história da Algar Telecom, acesse: https://memoriaalgar.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *