O presidente de Camara Municipal de Uberlândia, vereador Zezinho Mendonça (PP), acompanhado de vereadores da base do governo, participou na tarde desta quinta-feira (25), da inauguração pelo prefeito Odelmo Leão do Centro de Inovação em Sustentabilidade na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha.
Além dos vereadores, participaram da entrega a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, o promotor de Justiça, Dr. Breno Linhares Lintz, o vice-reitor da UFU, Dr. Carlos Henrique Martins da Silva, outras autoriades autoridades, representantes de instituições de saneamento e especialistas do setor de todo o país.
Essa é uma ação que integra o planejamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli lançado em dezembro de 2021.
Uma das primeiras ações do CIS foi a realização de um estudo em pirólise, que é um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio. O resultado desse estudo, contratado em julho de 2023, foi conduzido pela Campo e apresentado aos convidados.
Trata-se de um projeto piloto inovador que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis. No caso da agricultura, a ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente. No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para a aviação, no abastecimento de aeronaves.
Tratamento de esgoto e gestão de resíduos
O destaque nacional de Uberlândia em saneamento básico deve-se, em grande parte, ao empenho da administração Odelmo Leão, com o apoio 100% da Câmara de Vereadores, para melhorar cada vez mais o tratamento de esgoto e a gestão de resíduos na cidade. De acordo com os técnicos do Dmae, o tratamento de esgoto apresenta uma solução para a remoção da carga poluidora, porém, outra situação é gerada: o lodo resultante. Destinado corretamente ao aterro sanitário, esse lodo impacta na vida útil do local.
Primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli
Desde 2019, a gestão municipal lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma opção sustentável para a agricultura nacional. Em 2021, colocando Uberlândia no centro desenvolvedor do pó de rocha, foi lançado o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil. Na oportunidade, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, esteve presente na cidade para promover a iniciativa. A Prefeitura também já elaborou e publicou uma cartilha virtual com resultados e vantagens do uso de remineralizador neste ano. No material, há dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto).