Recentemente, a equipe de Iniciação Científica da 96ª turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), concluiu e publicou sua pesquisa sobre Aceleração da Recuperação Pós-operatória em Cirurgias Ginecológicas na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, uma das mais renomadas nacional e mundialmente na área.
O esforço da pesquisa que durou 2 anos, com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), se deveu à necessidade de aprimorar resultados cirúrgicos, não somente por técnica, mas por cuidados perioperatórios que fazem a diferença no sucesso da cirurgia ginecológica. Dentre os cuidados se destacam prevenção de trombose, abreviação de jejum e controle multimodal de dor, para maior conforto da paciente.
A equipe desenvolveu em Uberlândia uma linha de pesquisa iniciada na Universidade Federal de São Paulo e ainda fez uma homenagem à Escola Paulista de Medicina e Enfermagem, pois muitos cuidados são prescritos pelo médico assistente, mas aplicados pela equipe de enfermagem no pós-operatório.
Dentre a equipe, que tive a honra de orientar como Ginecologista, se destacam as alunas de medicina da UFU, Juliana Marques Marra e Laura Aparecida Xavier de Abreu que se dedicaram impecavemente ao projeto, concluído e publicado com êxito, como contribuição à ciência.
A íntegra do projeto está oficialmente publicada e disponível no site da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
Que seja útil para a Ginecologia, ciência e principalmente com impacto positivo para as pacientes que se submeterem à cirurgias ginecológicas.
Dra. Gisele Vissoci Marquini