UBERLÂNDIA: Programação do Carnaval de Rua 2024

Desfile das escolas, blocos, bailes e reverência à tradição popular acontecem do dia 9 ao dia 13 de fevereiro FOTO: SECOM/PMU

Fevereiro é sinônimo de folia em todo o Paí, e em Uberlândia não poderia ser diferente com programação de Carnaval 2024 elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com as festividades acontecendo entre os dias 9 e 13, com o Desfile das Escolas de Samba na Avenida Balaiadas (bairro Marta Helena), os tradicionais bailes e matinês em praças públicas. Também contará com os blocos carnavalescos, que vão festejar em locais variados.

A secretária Monica Debs, reforça que a preparação busca uma festa segura e para todos os públicos. “A alegria contagiante de cada um é o que faz a festa acontecer, e para isso, estamos oferecendo segurança e comodidade. A estrutura contempla banheiros químicos com acessibilidade, palco, arquibancada, mesas, cadeiras e iluminação. Haverá o apoio da Polícia Militar, seguranças de empresas privadas que darão reforço e brigadistas”, pontuou.

No dia 9, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza a abertura oficial do Carnaval 2024 com a entrega da chave ao Reinado (rei, rainha, princesa e bobo da corte). A festa ocorre na praça Clarimundo Carneiro, com as tradicionais marchinhas e bonecões típicos do carnaval de Olinda. A praça recebe, no dia seguinte (10), uma reverência à tradição carnavalesca com a Matinê e a Noite dos Antigos Carnavais e no dia 12, o Baile de Máscaras, a partir das 15h.

Desfile e bloquinhos

Para este ano, a Avenida Balaiadas (Passarela do Samba), no bairro Marta Helena, recebe seis agremiações e um bloco na noite do dia 11. A escolha da ordem do desfile seguirá a prerrogativa estabelecida em consenso por assembleia realizada pelas próprias Escolas de Sambas e Blocos carnavalescos.

Na sexta, dia 9, e no sábado, dia 10, a tradicional Noite dos Antigos Carnavais, na Praça Clarimundo Carneiro FOTO: SECOM/PMU

A apuração das campeãs ocorre dia 12, e avaliará os critérios: bateria; samba enredo; enredo; harmonia; evolução; alegorias e adereços; fantasias; ala das baianas; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira. No dia 13, as escolas campeã e vice festejam em retorno à avenida.

A programação da SMCT é reforçada com seis blocos trazendo muita música, cores e comemoração. A seleção ocorreu mediante edital, com aportes de R$ 5 mil e R$ 3 mil, conforme a quantidade de integrantes.

HaveráMatinê Abre Alas no sábado dia 10, com DJ Mari Cunha (parceria com Sesc) na Praça Clarimundo Carneiro FOTO SECOM/PMU

PROGRAMAÇÃO

09/02 (sexta-feira)

  • 19h – Noite dos Antigos Carnavais: Banda Quinteto do Samba – Praça Clarimundo Carneiro

10/02 (sábado)

  • 15h – Matinê Abre Alas: DJ Mari Cunha (parceria com Sesc) – Praça Clarimundo Carneiro
  • 16h – Noite dos Antigos Carnavais: Banda A Voltagem (parceria com o Sesc) – Praça Clarimundo Carneiro
  • 19h – Noite dos Antigos Carnavais: Banda Sociedade Livre – Praça Clarimundo Carneiro

11/02 (domingo)

  • 18h – Desfile de 6 Escolas de Samba: Acadêmicos do Samba, Extravasa, Garotos do Samba, Garras de Águia, Tabajara, Unidos do Chatão – Avenida Balaiadas (Marta Helena)
  • Desfile de Bloco: Bloco Aparu – Avenida Balaiadas (Marta Helena)

12/02 (segunda-feira)

  • 15h – Apuração – Avenida Balaiadas (Marta Helena)
  • 15h – Baile de Máscaras: Bloco Chiquita Bakana – Praça Clarimundo Carneiro
  • 19h – Baile de Máscaras: Lísias e Banda – Praça Clarimundo Carneiro

13/02 (terça-feira)

  • 20h – Desfile das Campeãs – Avenida Balaiadas (Marta Helena)

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS

02/02 (sexta-feira)

  • 18h – Bloco Chiquita Bakana e Bloco Mari Cunha – Terrerão do Samba

03/02 (sábado)

  • 13h às 18h – Bloco ‘Se Minas não tem mar, como tiramos tanta onda?’ – Praça Said Chacur – Santa Mônica

10/02 (sábado)

  • 15h às 21h – Bloco Todo Mundo Nuh – Cortejo Praça Clarimundo Carneiro até Mercado Municipal

11/02 (domingo)

  • 10h às 21h – Bloco Seo Chico – Praça Said Chacur – Santa Mônica

13/02 (terça-feira)

  • 14h – Bloco Bolchviques de Oxóssi – Praça Clarimundo Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *