Na manhã desta terça-feira (16) a vereadora presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada para apurar possíveis irregularidades nos apagões da Cemig na cidade de Uberlândia, vereadora Liza Prado (PRD), manteve reunião preparatória para as audiências publicas que acontecerão na Câmara Municipal de Uberlândia, nos dias 30 e 31 de janeiro próximos.
A reunião aconteceu com os assessores jurídicos de todos os vereadores que integram a CPI (Leandro Neves/Relator, Antônio Augusto ‘Queijinho’, Dudu-Luiz Eduardo e Odair José) e servidores da Câmara que farão as diligências externas de intimação, notificação e entrega das demais comunicações oficiais que se fizerem necessárias aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito instituída na Câmara Municipal de Uberlândia.
Dias 30 e 31
Nos dois últimos dias deste mês de janeiro, terão início as audiências públicas, que serão realizadas na Sala de Reuniões João Pedro Gustin, já que o plenário Homero Santos continua em reforma. Nessas audiências da CPI da Cemig os vereadores e seus advogados e mais uma advogada designada pela Presidência da Casa para acompanhar os trabalhos irão:
- inquirir testemunhas (que têm o compromisso de dizer a verdade);
- ouvir suspeitos (que têm o direito ao silêncio para não se incriminarem);
- prender (somente em caso de flagrante delito);
- requisitar da Cemig informações e documentos;
- tomar o depoimento de autoridades;
- requerer a convocação de Parlamentares uberlandenses, estaduais e federais;
- requisitar servidores de outros poderes para auxiliar nas investigações, dentre outras.