Você já ouviu falar em higienização mental?

Quando ouvimos a palavra higiene, logo associamos a limpeza. É um conjunto de medidas e ações que tomamos para eliminar sujeiras no corpo e nos ambientes. No entanto, esta palavra possui um significado mais amplo, ligado a condições e hábitos de um indivíduo  e que conduzem a saúde e ao bem-estar.

Quando falo sobre higiene mental, refiro a limpeza da mente para buscar equilíbrio, qualidade de vida evitando as doenças mentais, tais como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Personalidade, de Bordeline que são os mais comuns.

Assim como temos o hábito de higienizar nosso corpo, nossos espaços físicos, devemos ter o mesmo cuidado com nossa mente e com o que estamos guardando “dentro dela”.

Sabemos que temos maior facilidade de lidar com aquilo que podemos enxergar, como lavar as mãos, cabelos, escovar dentes, lavar a casa, o carro etc. Como é mais simples e rápido se torna um hábito para as pessoas pois existe uma visão, uma motivação imediata de retirar tal sujeira.

No caso da mente, a maioria das pessoas não percebem que precisam fazer uma “higienização” na mente, ter cuidado com os pensamentos e emoções.

Quantos de nós, temos pessoas próximas e até mesmo distantes que possuem corpos maravilhosos funcionando em perfeito equilíbrio, mas que apresentam desordem emocional? Quantas pessoas se suicidam e se torna uma surpresa para as pessoas e familiares? São muitos os casos de indivíduos que vivem com graves problemas emocionais mas que não são percebidos pelas pessoas e alguns casos até as famílias.

Estamos no mês de janeiro, mês este que possui uma campanha sobre a saúde mental, um despertar para este assunto tão sério e que acomete grande parte da população.

Por isso acredito que existe um momento da vida, para todo ser humano, que de tempos em tempos devemos nos cuidar, fazer aquela faxina na mente e na vida, dar pausas em algumas atividades, restabelecer limites, metas, processos. Um bom tempo para isso são os finais e inícios de ano no qual alguns ciclos estão se encerrando. Férias também é um tempo para descanso e cuidados.

No entanto, precisamos estar atentos e cuidados com nossa vida e em especial nossa mente tendo atitudes diárias que ajudam a preservá-la. Acões simples adotadas no dia-a-dia farão diferença ao longo da vida. Segue algumas dicas:

  • Atentar-se as dores emocionais: Importante refletir sobre as emoções que está sentindo (solidão, ansiedade, raiva, tristeza, etc…) buscar resolver e compreender a causa e se necessário buscar ajuda profissional.
  • Encontrar maneiras de controlar o estresse: Algumas atitudes ajudam neste gerenciamento: dormir bem, se alimentar bem, praticar esportes, ter hobbies, fazer alguma prática de relaxamento, aprender a dizer “não”, fazer leituras.
  • Manter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Cuidar dos relacionamentos pessoais: Importante manter as suas conexões saudáveis. Manter ambientes e relacionamentos saudáveis contribuirá para uma vida emocional equilibrada.
  • Evitar pessoas e companhias negativas: Se afaste de quem te traz sentimentos ruins ou que te causa qualquer desconforto.
Fonte: https://safe.space/conteudo/saude-mental-no-trabalho-porque-precisamos-falar-sobre

Falar de higiene mental é falar de cuidado e de proteção da mente contra sentimentos e pensamentos destrutivos e negativos. Então devemos gerar impulsos positivos transformando a realidade, trazendo leveza e equilíbrio. Ter uma vida feliz e saudável depende somente de você. Tenha boas escolhas e se dê o melhor!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *