Quantas vezes queremos proporcionar o melhor para nossas crianças, mas acabamos cometendo equívocos e oferecendo algo que não contribui efetivamente para o seu desenvolvimento? Na semana passada, começamos a abordar as necessidades reais dos pequenos, e hoje concluiremos. Longe de afirmar que as crianças só necessitam do que foi mencionado nestes artigos, mas os pontos apresentados são questões de extrema relevância para o progresso funcional dos meninos e meninas.
Toda criança precisa saber que é amada de verdade. Este amor não se resume a palavras, mas a uma relação constante que atribui cuidado e importância. Amor se mede, sim, com abraços, beijos, colo, presença, tempo compartilhado, atitudes. Nossos filhos precisam saber que são amados. Isso não tem nada a ver com atender a todas as suas vontades, pois estabelecer limites saudáveis, ensinar com base em princípios e valores, com coerência e respeito, é uma das maiores provas de amor que podemos dar a um filho, mas eles precisam saber que são o príncipe ou a princesa de seus pais.
E falando em colo, como ele é importante! Dar colo, olhar nos olhos, oferecer toques apropriados, até aqueles cumprimentos que criamos e que são só nossos, sabe? Isso é uma das necessidades da criança e contribui para seu senso de segurança.
Outro aspecto que quero abordar é o brincar. Brincar é uma necessidade da criança, e ao priorizarmos momentos de brincadeira, aproveitamos as condições favoráveis do cérebro da criança para que possa aprender sobre regras, respeito, limites, autonomia, auto potencial, generosidade, a ganhar e perder, e tantos outros princípios.
Interessante observar que atender a essas necessidades das crianças é possível em qualquer contexto sociocultural e econômico. Necessária é a intencionalidade dos adultos em estar presente e oferecer à criança o que ela realmente merece e precisa.
Se você não leu o artigo da semana passada, sugiro que o faça. E se puder, compartilhe conosco qual desses tópicos é mais fácil para você e qual é o mais desafiador. Lembre-se de que, por mais que algo ainda não tenha sido bem desenvolvido em suas relações, nunca é tarde para começar. Aproveite o início do novo ano e estabeleça boas metas nas suas relações familiares.”
É isso aí! Muito tempo junto, também sem dividir a atenção com o celular. Parabéns pela matéria.
Obrigada, querida. Abraços para os 4.
A qualidade do tempo que faz toda diferença!!! Tenho muita facilidade no brincar!! Minha criança interna se diverte!
Brincar é bom demais! Beijos.
Sara , você sempre tão sensível, e uma excepcional pessoa!!! Parabéns
Muito obrigada, Fabio. Você sempre gentil. Abraços. Saudades.