Resultado da eleição na Argentina: JAVIER MILEI ganha e será novo presidente

Deputado teve 55% dos votos, mais de dez pontos de vantagem sobre o rival Sergio Massa, mostra apuração parcial

A Argentina elegeu neste domingo, 19, Javier Milei como novo presidente do país. Com 89,98% das urnas apuradas, o deputado somava 55,89% dos votos, ante 44,10% de Sergio Massa, ministro da Economia.

Massa reconheceu a derrota em discurso por volta das 20h10. “Falei com Milei, para felicitar-lo e desejar sorte, porque é o presidente que a maioria dos argentinos elegeu para os próximos quatro anos”, discursou Massa. “O mais importante é deixar aos argentinos a mensagem de convivência, o diálogo e a paz ante tanta violência, é o melhor caminho que podemos percorrer”, prosseguiu.

Apesar do feriado na Argentina, participação foi semelhante à do 1º turno

Segundo dados oficiais da Câmara Nacional Eleitoral (CNE), o feriado de segunda-feira no país não atrapalhou a votação e o percentual de votantes foi semelhante ao do primeiro turno. No último balanço divulgado, 76% dos eleitores votaram para escolher o próximo presidente pelos próximos quatro anos. O número é superior aos 74% que votaram no primeiro turno.

No primeiro balanço, divulgado meio-dia, 30% dos argentinos já tinham ido às urnas. De acordo com o jornal La Nacion, pesquisadores esperavam que 75% dos eleitores votem neste domingo, 2,6% menos que no primeiro turno.

Novo presidente argentino da extrema direita é comparado a Jair Bolsonaro e já foi elogiado por ex-presidente várias vezes  FOTO: Alejandro Pagni/AFP

A Argentina tem 35 milhões de pessoas aptas a votar, segundo dados do Ministério do Interior. Destes, 13 milhões (37% do total) estão na província de Buenos Aires, que circunda a capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *